Capítulo 8

61 5 0
                                    


Felizmente, Guidry estava lá, recostado na cadeira, ainda meditando sobre o encontro com Carmelita Lundelville, quando o policial chegou no final da tarde. Harry não conseguia se livrar daquela sensação pegajosa e desconfortável que Carmelita havia deixado em sua pele, como se ela fosse um pirulito gigante, perverso e racista que tivesse deixado seu cheiro doce e enjoativo nele.

As coisas que Guidry sugeriu depois que ela partiu também não ajudaram muito a tranquilizá-lo. Por volta das seis horas, o policial chegou e Harry esperava que Guidry indicasse que deveriam fechar a loja.

Harry nem pensou duas vezes quando ouviu a porta se abrir, e estava prestes a abrir a boca para cumprimentar o cliente quando viu o terno azul-marinho, os distintivos e o chapéu descolado que indicava claramente um antigo uniforme de policial.

Era terrivelmente antiquado aos olhos de Harry, e ele não conseguia entender como alguém poderia considerar tal coisa confortável. Mesmo assim, ele reconheceu-o e imediatamente fechou a boca enquanto Guidry se levantava respeitosamente da cadeira, com uma postura tão direita e autoritária quanto ousava. "Boa noite, Sr. Cormier", cumprimentou o homem, seu sotaque era uma divisão entre a elegância de Carmelita e a casualidade de Guidry.

Desde o segundo em que entrou na loja, ele não parou de olhar para Harry nem por um momento, avaliando-o pelas roupas mal ajustadas e pela aparência esbelta e pálida.

Harry não havia recuperado nenhuma cor do rosto desde que chegou aqui, infelizmente. Ele temia que isso não ajudasse muito Guidry com as suspeitas que os brancos sentiam em relação a ele. Harry achou engraçado (de uma forma distorcida e horrível, é verdade) como Carmelita parecia tão natural e abertamente desconfiada de Guidry e ainda assim exigia seus serviços e se deliciava com eles.

Harry nunca tinha visto tanta hipocrisia exibida diante dele de uma forma óbvia como esta. "Boa noite, xerife Wallanby", cumprimentou Guidry com um aceno de cabeça.

Se Harry não soubesse disso, ele teria pensado que Guidry não desgostava do homem, a julgar pelo quão genuinamente cordial ele parecia - isso era o quão bom ele era em fingir que não sentia repulsa pela presença do xerife . O xerife? Harry pensou inquieto.

Ele tinha entendido que os brancos aqui estavam apreensivos e desconfiados dos negros, mas será que a presença de Harry e uma palavra de Carmelita Lundelville justificavam que o xerife batesse à sua porta?

As botas desajeitadas, até os joelhos, do homem pisavam forte no chão da loja, seu material excessivamente brilhante brilhava como se tentasse determinar o poder através do barulho e da graxa de sapato. Ele estava estufando o peito ridiculamente, a ponto de parecer que tinha um problema nas costas.

Sob o bigode cuidadosamente cuidado e lustroso, o rosto do homem parecia bastante esquecível, até mesmo genérico. Se ele tivesse ido embora depois de um momento, Harry pensou que talvez não se lembrasse de nenhuma de suas feições, exceto aquele bigode grosso que cobria completamente seu lábio superior.

Ele olhou em volta, avaliando a loja como se estivesse inspecionando se ela estava bem conservada, e seu rosto revelava alguma doença e repulsa enquanto olhava os cristais pendurados no teto. Seus olhos sempre voltavam para Harry, e quando ele fingia não notar Harry, seus olhos finalmente pousaram nele com alguma decisão e fingindo surpresa. "Eu nunca vi alguém como você por aí, isso é certo - você é novo aqui, garoto?" Ele perguntou a Harry.

Harry hesitou por um momento antes de responder, esperando para ver se Guidry o ajudaria. Ele não fez isso. "Sim, senhor," foi a resposta curta de Harry. Ele não queria parecer nervoso, caso isso pudesse implicar Guidry, mas o xerife o deixou nervoso. Decididamente menos do que Carmelita, curiosamente.

The Life and Times of the Radio Demon.Onde histórias criam vida. Descubra agora