— Como ele sabe que você está aqui? — pergunto, a minha voz falhando.
— O desgraçado tem olhos em todos os lugares.
Fico feliz que formaram uma aliança.
Assim o jogo fica mais interessante
Quando rosno de raiva, Eric faz menção de colocar a mão no meu ombro, mas desiste e guarda as mãos nos bolsos da calça e diz:
— Precisamos manter a calma para enganar um ser tão antigo.
— Quero falar com ele.
Eric me passa o diário, e começo a escrever com tanta força que quase rasgo as páginas amareladas. As palavras são como um grito que está estrangulado na minha garganta:
Não vou jogar um jogo que estou destinada a perder.
— Você vai desistir do jogo? — pergunta Eric, a voz baixa.
— Não vou desistir. É apenas um blefe — digo, piscando para ele. — Aquele que Permanece já causou milhares de guerras e mortes. É um sádico que se alimenta de dor e sofrimento. E o jogo que ele criou é só para nos causar isso. Ele não vai deixar a gente vencer, mas também não quer que desistamos. Estou fingindo que vou desistir para ele nos dar uma pista.
Sou tão antigo quanto a luz. Sei o que está fazendo.
Mas vou deixar você ditar algumas regras do jogo.
As palavras somem e então voltam a aparecer:
Uma dama dourada, altiva e imortal,
Guardiã dos séculos de Ouro Preto.
Seus pilares contam histórias, sussurros de saber,
Gravados em pedra,
Onde sombras escondem segredos de outrora,
Muitos deram o sangue e a alma por ela.
Seu patrono faliu e seu entalhador... morreu.
A resposta vai se revelar para você,
Quando a fé se entrelaçar com o ouro.
— Uma dama dourada guardiã dos séculos. Seu patrono faliu e seu entalhador morreu então é uma escultura ou um...— Imóvel — Eric completa.
— Quando a fé se entrelaçar com o ouro — repetimos em uníssono.
— Fé e Ouro... É uma igreja — concluo. — Mas é uma igreja que seu patrono faliu e seu entalhador morreu.
— Pode ser a Igreja de São Francisco de Assis.
— Ou a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Ela é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. Lembro de ter estudado na disciplina História de Minas Gerais que o patrono Antônio Francisco Pombal faliu e o entalhador Francisco Xavier de Brito morreu em 1751.
Palavras voltam a aparecer no diário:
Acredito que agora vocês já sabem por onde começar a procurar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Uma Sombra no Ouro
FantasyUma mistura dos bestsellers "A biblioteca da meia-noite", "A vida invisível de Addie LaRue" e do clássico "O retrato de Dorian Gray" Às vésperas de seus 30 anos, as únicas conquistas na vida de Cecília Resende foram o diagnóstico de ansiedade e dep...