Um aroma mélico preenche a cozinha enquanto um assovio vindo do forno me alarma, retiro a chávena do fogo, a torta do forno e começo os preparativos. Depois de um certo tempo, que não me apercebi quanto foi devido à comoção, ouço o tilintar da campainha.
Abro a porta para Anna e após um cumprimento radiante, nos dirigimos para o cômodo onde havia feito as preparações. Sobre a mesa oval coberta com um forro branco, estava disposto um jarro com tulipas amarelas no centro, e em uma das pontas uma torta de morango com uma fatia cortada de modo convidativo ao lado de uma caixinha púrpura retangular.
A aniversariante surpresa analisa os preparativos com um olhar brilhante e faminto, «É todo seu», comentei na expectativa de atiçar a moça, sem conseguir conter o riso.
«Obrigada!» disse enquanto já procurava um assento para degustar o seu prato favorito. «Papai me contou que o senhor preparou algo, mas não imaginei que faria isto. Está uma delícia!» exclamou enquanto mastigava.
«Coma devagar, a comida não vai fugir! Eu esperava uma pequena comemoração, com bolo e balões, enquanto partilhava suas fotos de bebê. Mas não percebi que você já havia crescido tanto. Eu fui substituído.»
«NÃO!» exclamou enquanto agarrava a borda do meu suéter. «És insubstituível». O tom de seriedade conferido enquanto dizia isto que parecia inadequado à situação me apanhou desprevenido.
«Calma, é brincadeira», tentei confortá-la. «Por que não tentas abrir o presente?» perguntei enquanto acariciava sua cabeça.
Ela não faz o que eu sugeri antes de me lançar um olhar resoluto, mas acaba por ceder e abre a caixa para retirar de dentro uma corrente de ouro que carregava a inicial do seu nome. Ela volta a me encarar.
«Então?», indaguei.
Silêncio. Ela simplesmente permaneceu numa quietude que me trouxe um certo desconforto.
«O quê? Não gostou?»
Dito isso, ela disparou em uma risada entusiasmada.
«Não, eu gostei, gostei muito. Teu bom gosto me surpreendeu, não esperava por isto.»
«Vou aceitar como um elogio.»
Continuamos assim, com uma conversa que fluiu confortavelmente, algumas brincadeiras, e por mais que eu ainda não queira acreditar, Anna comeu uma torta inteira sozinha. Nos despedimos quando a noite já dominava o céu, e só então me dei conta do cansaço que me abatia. Tomo um banho quente e vou para os meus aposentos carregando uma taça um vinho também quente; assim que me acomodo sobre a poltrona, uma torrente de pensamentos que preferi ignorar durante o dia começa a surgir. Anna cresceu, ainda me lembro dela pequenina, com seus bracinhos finos e pernas curtas. Mas agora...
Adormeço assim, neste mar de reflexão na poltrona do meu quarto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nuances da Vida de um Diarista
Mistério / SuspenseTempo...Espaço...Memórias...Identidade. Já perdera a noção de tudo isto, afinal já não importa mais. Em sua própria perspectiva, nada mais irá mudar. Só resta esperar. Esta é a história do encontro de um homem fora de seu Tempo, seguindo seu fluxo i...