Reencontros e Reflexões

79 10 2
                                    

Os últimos dias antes da partida estavam tomados por uma mistura de ansiedade e empolgação. As malas já estavam prontas, as rotas traçadas, e o plano da viagem pelo interior parecia mais real a cada conversa entre Valentina e Luíza. No entanto, aquela mensagem inesperada ainda rondava os pensamentos de Valentina, e a sombra do passado parecia insistir em voltar.

Uma noite, enquanto as duas estavam sentadas na varanda observando o céu, Valentina quebrou o silêncio.

— Luh, tenho pensado muito naquela mensagem que recebi — começou, com a voz suave, mas firme.

Luíza virou-se para ela, seus olhos curiosos e atentos.

— Sabe, por muito tempo eu me perguntei o que teria acontecido se eu tivesse feito escolhas diferentes... se tivesse mantido contato com certas pessoas, se tivesse seguido por outros caminhos. E agora, com essa viagem que estamos prestes a fazer, é como se esses pensamentos estivessem mais presentes do que nunca.

Luíza sorriu levemente, compreensiva.

— Eu entendo. Acho que todos nós, em algum momento, nos perguntamos "e se?". Mas, ao mesmo tempo, talvez essas respostas não sejam tão importantes quanto pensamos. O que importa é onde estamos agora, as escolhas que fizemos até aqui. E olha onde estamos, juntas.

Valentina assentiu, absorvendo as palavras de Luíza.

— Você sempre consegue colocar as coisas em perspectiva. — Valentina riu suavemente, sentindo-se mais leve. — Talvez seja isso mesmo. Não importa o que aconteceu antes. Estamos aqui, prestes a embarcar numa aventura que vai nos levar por caminhos que nem imaginamos.

Luíza sorriu, e o silêncio confortável que as envolvia foi interrompido apenas pelo som do vento nas árvores ao redor.

— Mas sabe — continuou Valentina —, acho que essa viagem vai ser mais do que só conhecer novos lugares. Vai ser uma oportunidade de, talvez, fechar algumas portas do passado e abrir novas janelas para o futuro.

— E eu estarei lá com você, para o que der e vier — disse Luíza, segurando a mão de Valentina.

Com um último olhar para as estrelas acima, as duas se recolheram para descansar. A viagem estava prestes a começar, e com ela, novas descobertas — tanto das paisagens que explorariam quanto de si mesmas.

entre linhas e olhares -Valu Onde histórias criam vida. Descubra agora