Na cidade de Cambridge, semanas depois das aventuras de Eustáquio com seus primos Edmundo e Lúcia, e daqui a uma mês e meio será a data em que Eustáquio Mísero faz aniversário e será uma grande festa, os pais dele convidaram pessoas muito importantes como jornalistas. A festa ao ar livre que começará à tarde e será finalizada à noite. A Senhora Alberta, mãe do garoto, pergunta quem mais ele quer que vá à festa.
- Jill Polle já está na lista. - Diz a Senhora Alberta apontando o nome na lista de convidados.
- Quero que meus primos venham. - Disse o garoto.
- Seus primos? Eu acho difícil que eles venham só para a festa. - Disse a Senhora Mísero, querendo que os seus sobrinhos não viessem para a festa.
- Eles são meus amigos, tenho certeza que virão, e quero que também venha Susana e Pedro. - Exige Eustáquio que o convite chegue até os seus primos. - E também dá tempo dos convites chegarem até a eles.
- Tá bom, querido. - Mesmo que a senhora Alberta não quisesse convidar, concordou com seu filho, ainda não compreendendo como ele ficou amigo de seus primos e ter ficado tão mudado em tão pouco tempo. - Irei enviar os convites amanhã no correio.
- Obrigado mãe. - Agradece Eustáquio dando um abraço em sua mãe.
A Senhora Alberta estranha o ato de seu filho, mas depois sorri.
[...]
Se passa um mês e duas semanas , a alguém bate na porta da casa dos Míseros, a Senhora Alberta foi fazer as compras para o almoço, o Senhor Arnaldo está de folga e está em sua poltrona cochichando com o rádio ligado e o jornal sobre seu rosto. Eustáquio ouve as batidas e vai até à porta, e pergunta :
- Quem é ?
Uma voz rouca responde:
- Você já deve saber, dragão.
Eustáquio ouve umas risadas do outro lado e reconhece a voz e as risadas e abre a porta.
- Primos!!! - Diz Eustáquio animado - Quero dizer majestades - ele faz uma referência.
- Está sozinho? - Pergunta Pedro.
- Mais ou menos. - Responde o primo apontando para o pai dormindo.
- Onde está a Tia Alberta? - Lúcia pergunta.
- Foi fazer compras.
- Por isso, fez a reverência. Ele reconheceu seu rei. - Brincou Edmundo.
- Ai Ed, você é tão metido. - Diz Susana rindo.
Eles se abraçam e depois sobem a escada levando as malas.
- Susana, você esqueceu sua mala aqui embaixo. - Diz Edmundo.
- Seja um cavalheiro Ed, e leve pra mim, por gentileza. - Pede Susana.
- Metida. - Reclama Edmundo.
- O quê? - Pergunta Susana lançado um olhar mortal.
- Nada não. - Responde Edmundo carregando a mala da senhorita Pevensie sorrindo para sua irmã até ela virar de costas e ele fazer uma careta.
- Já está grandinho para fazer caretas. - Diz Susana seguindo Pedro.
Edmundo sussurra:
- Como ela sabe?
- Dedução. - Responde Susana olhando para Edmundo que olha para ela de olhos arregalados, a irmã ri do irmão assustado.
Eustáquio mostra onde Susana e Lúcia irão dormir. E depois mostrou o quarto em que Pedro e Edmundo irão dividir.
- Não me lembro desse quarto. - Disse Edmundo.
- Era porque ele estava cheio de tralhas, mas um cano quebrou e destruiu as tralhas do meu pai. Aí tivemos que arrumar e transformamos num quarto para hóspedes. - Explica o primo.
[...]
A noite chega, a família Mísero e seus quatro hóspedes jantam e conversam sobre a viagem e as notícias da famílias. Depois do jantar as duas irmãs ajudaram a Senhora Alberta a lavar as louças, depois que terminaram as garotas subiram pro seu quarto e lá estavam seus irmãos acompanhados por seu primo Eustáquio, estavam conversando sobre suas aventuras em Nárnia, na época em que passaram anos reinando as terras de Nárnia, na Idade de Ouro, estavam contando a história em que Rabadash, filho de Tisroc da Calormânia, estava cortejando Susana, rainha de Nárnia.
- Estávamos tentando estabelecer relações diplomáticas com o povo Calormano. - Explica Pedro.
Calormânia, um país de clima semi-árido, se localiza ao leste do Oceano Oriental.
- Ele queria casar com nossa irmã, porém ela não queria, e para não sermos reféns deles, pois eles não iam aceitar um não, então saímos de lá na calada da noite. E... - Disse Edmundo.
- Olá meninos - Disse Lúcia, entrando em seu quarto, logo atrás Susana se sentando em sua cama, os garotos estavam todos sentados no chão contando a história.
- Estávamos esperando vocês duas. - Exclamou Pedro.
- Sobre o que estavam falando? - Perguntou Susana se sentando na cama.
- Quando nós fomos à Tashbaan(capital de Calormânia), lembra disso? - Perguntou Edmundo.
- Lembro, não gosto de me recordar dessa viagem. - Disse Susana.
- Entendo, foi difícil tirar Rabadash da cabeça!! - Disse Edmundo irônico.
- Ed!! - Exclamou Susana jogando um travesseiro em sua cabeça e todos riram.
- Por que Eustáquio está rindo? - Pergunta Susana confusa. - Vocês contaram à ele!!! - Exclamou Susana.
Pela expressão de Susana não se sabia se ela estava com raiva ou rindo, ou as duas coisas.
- Foi o Pedro que contou. - Disse Edmundo apontando para o irmão.
- Continuem a história. - Pediu Eustáquio.
- É, eu quero ouvir vocês contando a história. - Disse Lúcia sentando no piso do quarto.
- Então vamos, Furioso Rabadash pediu ao pai, Tisroc, para enviar tropas para invadir Nárnia. - Contou Edmundo.
- Mas Tisroc não o fez o que seu filho pediu, pois ele temia a magia que habitava as terras de Nárnia. - Disse Pedro.
- Eu acho que não era só ele que nos temia, quando chegamos em Tashbaan todos nos olhavam, e não eram olhares de vislumbre, estavam assustados ao verem as criaturas e animais de Nárnia. - Edmundo disse.
Aí... - Pedro foi interrompido por Susana.
- Espera aí Pedro, eu acho que devo contar essa história também, até porque eu estive lá com Edmundo, e sei mais detalhes da história, pois você só sabe o que Edmundo contou para você. - Disse Susana.
- Tá bom, conte então. - Disse Pedro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Portais Secretos
FantasyA Dama do Vestido Verde se comunica com a mais antiga inimiga de Nárnia, a Feiticeira Branca, e segredos são revelados, que faz com que o destino de Nárnia corra perigo e nossos heróis embarcam numa grande aventura.