Cortes para reduzir o volume dos cacheados e crespos
Para esse tipo de cabelo, o ideal são cortes em camadas e repicados, que possibilitam o melhor caimento dos fios, ao contrário dos cortes retos e muito longos. A hairstylist Adriana Damasceno, do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, recomenda que os cortes que visam reduzir o volume sejam feitos com desfiados sempre levando em consideração o formato do rosto, para deixar o volume controlado, mas sem uma aparência compacta.
Para os cabelos curtos, a cabeleireira indica cortes que sejam feitos com desfiados por dentro, primeiro a partir da camada de cima do cabelo e também do meio para as pontas. Quer um exemplo? Aposte no corte chanel assimétrico, com leve bico em direção ao queixo e nuca curta. O repicado ajuda a criar um volume sob medida nas laterais do rosto e o caimento dos cachos ganha movimento dessa forma.
Para os cabelos médios e longos, a dica é se valer e um repicado para dar mais leveza e valorizar os cachos. Prefira cortes em camadas longas e suaves feitas a partir do queixo, com base arredondada, e franja longa lateral. Passe longe dos cortes retos que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, pesam e deixam os fios ultravolumosos.
Dando definição aos cachos para reduzir volume
O cabelo com volume reduzido não precisa ser aquele que tem raiz colada na cabeça e aspecto emplastrado de creme, muito pelo contrário. É perfeitamente possível ter cachos com movimento, leveza e definição e ainda assim um volume discreto e natural.
Para isso, depois do corte, é importante investir em alguns produtos para conseguir modelar melhor os cachos, dar adeus aos frizz e, assim, conseguir reduzir o volume dos cabelos. "Cremes modeladores e pomadas são excelentes aliados", diz a cabeleireira. "Mesmo que vá secar naturalmente, é bacana usar um bom leave-in, porque ele ajuda na hidratação que deixa os cachos modelados e com volume controlado", recomenda a hairstylist que orienta que sejam escolhidos produtos especialmente desenvolvidos para cabelos crespos e cacheados, já que eles possuem propriedades específicas para controlar o volume desse tipo de cabelo.
Outra dica válida para a finalização de quem deseja reduzir o volume é recorrer à técnica da fitagem , que ajuda a dar definição aos cachos e, consequentemente, reduz o frizz e o volume indesejado dos cabelos crespos e cacheados. Se for usar o difusor para secar os cachos, lembre-se de deixar a temperatura do secador morna e o jato em velocidade baixa para não estimular o surgimento do frizz e um volume exagerado.
Então, se a sua intenção é reduzir o volume dos cabelos cacheados, aposte em cortes com repicados que permitem o caimento perfeito dos cachos e aposte em produtos que hidratam e reduzem o frizz. Dessa forma, os fios ganham forma e deixam de lado o aspecto armado indesejado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vamos Falar De Cachos? [CONCLUIDO]
ChickLitEstá passando pela transição? Ou já tem o cabelo cacheado mais quer dica de hidratação, umectação e reconstrução? Veio ao lugar certo. Entre e confira!