As 6:00 da manhã o despertador do celular toca "trim, trim, trim". Aurora o desliga e vai a cozinha fazer o café, enquanto as amigas se arrumam.
Eduarda chega na cozinha/sala.
- Hum... que cheirinho bom... estou com tanta fome.
Aurora:
- Pois fique a vontade e se sirva, tem café, leite, biscoito e pão.
Após o café retornam a Universidade. E Amanda continua reclamando:
- Oh vida!
Aurora:
- Ai amiga, chega né? Estamos todas cansadas.
Eduarda:
- Por que não aproveitamos que chegamos mais cedo e vamos comer algo na lanchonete?
Aurora e Amanda se olham.
Amanda:
- Eduarda acabamos de tomar café!
Eduarda:
- É, eu sei, mas está com um cheirinho tão bom.
Elas se olham novamente e concordam. Enquanto a amiga toma outro café , Aurora viaja em seus pensamentos. Pensando na vida, ali na Universidade, no quanto tanta coisa havia mudado desde que saiu da casa dos pais para morar sozinha em outra cidade, na saudade da família e dos velhos amigos. E mergulhada em pensamentos esquece de tudo ao seu redor.
Amanda:
- Amiga? Planeta Terra chamando Aurora, câmbio!
Aurora:
- Hãm? Oi!
Amanda:
- Tá tudo bem?
- Sim, estou. (Diz dando um sorriso tímido). Bom, vamos! Acho que já chega Eduarda você pode passar mal.
Eduarda:
- Ah está bem. Vou pagar e já vamos.
Aurora e Amanda comentam.
Aurora:
- Ela está comendo demais.
Amanda:
- É, parece que estão comendo por dois.(diz olhando para amiga de longe).
Quando estão indo para sala, percebem que o movimento no auditório continua. Quando param em frente um rapaz pergunta:
- Já colocaram o nome de vocês na lista?
Aurora:
- Ah não, não estamos participando. Mas é sobre o quê o evento?
- Psicológia. É bem interessante e tem um novo professor que irá palestrar. Podiam ficar para ver, é daqui a pouco.
Aurora:
- Que pena! Estamos em aula.
O rapaz:
- Então tudo bem, quem sabe em uma próxima.
Elas agradecem e vão para aula. No horário do almoço Amanda e Eduarda voltam para suas casas e Aurora decide almoçar por ali mesmo, faz seu pedido na lanchonete e senta-se numa mesa mais afastada. Após o almoço continua sentada ali e resolve continuar a leitura de um livro, quando alguém a interrompe.
- Com licença, a atrapalho? (Pergunta o homem).
Ela o olha e sorri.
- Não, fique a vontade!
- Costuma sempre ficar sozinha?
- Ah, quando minhas amigas não estão comigo, sim.
Ele senta-se ao seu lado e continua:
- Não está participando do evento?
- Não, eu estou em aula e bem enrolada com um trabalho para entregar amanhã.
- Bom, quem sabe poça te ajudar.
Aurora sorri e diz:
- Acho que não entenderia.
- Hum...
Então fica um silêncio por alguns minutos.
- Desculpa, estou sendo inconveniente.
Aurora:
- De forma alguma. Às vezes o silêncio fala por duas pessoas.
Ele dá um sorriso daqueles largos que mostram os dentes, que Aurora tanto gosta e também sorri olhando para ele.
- Tudo bem?
Aurora:
- Ah sim, desculpa!
Ele olha para o relógio e diz:
- Preciso ir, me desculpe. Estão me esperando e não posso me atrasar. Foi um prazer compartilhar do diálogo e do silêncio. Com licença! (Diz retirando-se da mesa) .
Assim que sai Aurora o olha à distância e diz em seus pensamentos "Mas quem será ele? Culto, educado, simpático..."
O horário do almoço termina e ela volta a aula.No dia seguinte é dia de entregar o trabalho. E em sala...
Professora:
- podem entregar os trabalhos e assinem seus nomes nesta lista.
Após a entrega dos trabalhos resolvem comendo algo ali mesmo e no caminho para lanchonete percebem que o evento encerrou e há um grande movimento de pessoas saindo do auditório, quando de longe Aurora nota a presença do estranho, que já não lhe é tão estranho.
- Ali meninas! É o homem da lanchonete.
Amanda e Eduarda olham tentando ver o sujeito.
Amanda:
- onde?
Desapontada Aurora diz:
- Poxa, sumiu entre a multidão.
Eduarda:
- Mas que má sorte! Será que nunca vamos conhecer esse cara?
Então alguém se aproxima e as cumprimenta:
- Bom dia moças! (Diz o estranho cordialmente).
Aurora sem conseguir disfarçar, sorri e diz:
- Oi, você por aqui?
- É, estou por aqui. E quem são essas outras belas jovens?
- São minhas amigas, Amanda e Eduarda. (Diz virando-se para as amigas).
- Meninas esse é o... quem me devolveu a pasta. (Diz desconcertada por não saber o nome dele).
Ele novamente sorri e quando vai dizer algo, um homem se aproxima dele e diz:
- Felipe precisamos resolver umas coisas.
O estranho agora de nome Felipe responde:
- Claro Carlos, já estou indo.
Ele vira-se em direção a elas e continua:
- Foi um prazer conhecê- las Amanda e Eduarda.
Amanda:
- O prazer foi nosso!
Felipe olha para Aurora, com um olhar firme e sorri.
- Até mais!
Aurora:
- Até!
Neste momento Aurora solta o ar preso nos pulmões, como se por um momento tivesse deixado de respirar. Quando retiram-se do local, Amanda diz surpresa:
- Nossa! Agora sei porque estava escondendo o jogo senhorita Aurora!
Aurora com ar de seriedade:
- Não sei do que está falando... Vamos parar com isso, não é nada de mais.
Eduarda alfineta:
- Nada de mais? Você não viu a forma como ele te olhou?
Aurora fica em silêncio por uns instantes e diz:
- Vou para casa, esse fim de semana tenho muito o que fazer, além de tentar descansar um pouco.
Amanda:
- Está bem, também preciso ir. Vou passar o fim de semana com minha avó. Tchau manas, até segunda! (Diz correndo para o ponto de ônibus).
Aurora:
- Então Eduarda? Aproveite a folga com seu marido e se cuide!
Abraça a amiga que agradece e se retiram cada qual para sua casa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Estranho da Lanchonete
RomanceAurora é uma estudante do curso de Pedagogia que veio de uma cidade do interior para uma metrópole, deixando seus amados pais e vivendo com muitas saudades de casa. Em sua nova vida conhece suas melhores amigas, Amanda e Eduarda, que também têm suas...