O Futuro

472 16 6
                                    

Quando a gente pensa nessa palavra, dá um frio na barriga. O que será que eu vou fazer daqui a 5 anos? Será que eu vou estar com alguém? Será que eu  ainda vou gostar de certa cor? Milhões de perguntas rondam nossas cabeças.

Mas, o maior peso da vida de alguém é o vestibular. Você quer fazer o que gosta e ao mesmo tempo quer agradar seus pais.

Meus pais são do tipo que queriam que eu fizesse direito, Medicina ou engenharia de alguma coisa. Eu sempre fui contra, meu primeiro sonho de criança era ser bióloga. Eu sempre achava lindo as pessoas que estudavam a vida, as plantas, os animais... isso sempre me fascinou.

Sonhos sempre estão em mudança constante, eu já quis ser professora, escritora, jornalista, bombeira e  empresária.

Quando cheguei no ensino médio, fiz uma prova para um Instituto Federal e acabei passando. Meus pais queriam que eu fizesse Edificações ou Eletrotécnica. Eu escolhi Química e passei.

Eu sempre tive certeza das minhas escolhas, eles ficaram em choque. Uma pessoa que faz Química na família. Uau, você é um et. Basicamente a minha família é constituída de 70% forças armadas, Medicina, Administração, Veterinária, Radialismo/jornalismo e outras profissões.

Foi um choque para todos, mas parece que aceitaram muito bem, já que tenho pedidos para fazer cerveja pra alguns.

Voltando... Eu queria fazer as minhas próprias escolhas, eu fiz e não me arrependo, conheci meus melhores amigos naquela sala.

Quando foi a época do vestibular, eu não sabia o que fazer, e escolhi Química Industrial. Não me arrependo disso, apenas frustrei meus pais novamente. Eles queriam uma filhinha médica.

Eu poderia me dar bem com Medicina, mas não é o que eu gostaria de fazer. Eu não quero passar 6 anos com a bunda numa cadeira e depois fazer uma pós pra me sentir frustrada atendendo pessoas.

Eu não iria ter tempo para escrever e muito menos viver, seria bem frustrante.

- Ahh, mas médico tem o melhor salário e não fica desempregado.

Pode até ser verdade, mas de que adiantaria eu fazer sem gostar? Nada, eu apenas seria frustrada.

Eu gosto de ser expansiva e alegre. Eu entro no ônibus e converso com as pessoas que sentam do meu lado. Odeio ser mal humorada, já ganhei bombom daqueles caras que vendem em ônibus, simplesmente por que eu sorri para ele e conversei de forma educada.

O homem até estranhou, ela me falou que estava acostumado apenas a ver caras frias e pessoas que o tratavam como um animal. Fiquei um pouco assustada com a declaração dele, mas é verdade.

Quantas vezes você entrou no ônibus e deu bom dia, Boa tarde e Boa noite sorrindo e não de forma forçada?

Esse é o ponto, quando você é confiante em si mesma, a profissão que você escolher vai te dar retorno. Talvez não seja a princípio o melhor retorno do mundo, mas fazendo o que você gosta, tudo melhora e você se torna um bom profissional.

É engraçado pensar que quando você é criança, você tem certeza de qual profissão vai seguir, mas quando chega na época dos vestibulares parece que o branco é infinito.

Diferente de mim, meus pais tem expectativas gigantes na minha irmã mais nova. Ela queria psicologia, mas com aquele papo de sempre, mudaram seu pensamento. Ela vive desesperada para satisfazê-los e eu tenho certeza que ela não vai fazer o vestibular com aquela determinação e vontade.Isso é péssimo!

Sabiam que cientificamente falando um trabalhador feliz consegue render até 3 vezes mais do que um trabalhador comum?

O mais engraçado é que a minha doce irmã me critica, ela acredita que eu queria fazer Biologia. Eu até queria fazer, mas sonhos se transformam e ao contrário do que pensamos eles mudam conforme nós mesmos mudamos. Eu escolhi Química Industrial por que eu quero ser uma pesquisadora, quem sabe eu não descubro um larvicida que mate o mosquito da Dengue (Fiquei com preguiça de procurar o nome dele para não errar na escrita.)

Parece um sonho idiota, mas pra mim tem um significado enorme. Assim como publicar um livro meu e tê-lo de forma física.

Eu poderia fazer letras e virar escritora profissional, mas eu amo meu amadorismo, me sinto mais segura em errar e não me martirizar por isso.

O único Conselho que eu dou de verdade é: Siga seu sonho. Afinal de contas é você quem vai vivê-lo.

Nossos pais tem medo de não conseguirmos trabalho, mas se todo mundo fosse médico, engenheiro ou advogado, onde estariam os professores, os farmacêuticos, os psicólogos, os químicos e milhões de outras profissões.

Existem vagas apenas para bons profissionais, se você for aquele tipo que fez por obrigação e de qualquer jeito quem vai te querer?

A resposta é : Ninguém.

Existe uma frase linda que eu não faço a mínima ideia de quem escreveu mas que eu adoro citar

"Seja você a mudança que você quer ver ".

M

ude, seja você mesmo. Tome a iniciativa e as rédeas da sua vida, converse com seus pais sobre sua futura profissão. Os pais só tem medo dos filhos não conseguirem ser bem sucedidos, é um medo bem interessante por que mostra mais uma vez o carinho e proteção deles, mas eles devem lembrar que os filhos crescem e querem sair de casa o mais rápido possível.

Pais param no tempo e não percebem que existem milhões de vertentes para um profissional que termina de sair da graduação. A pessoa pode ser pesquisadora, professor ou até mesmo abrir sua própria consultoria.

Até mesmo para você que está pensando em desistir do seu sonho... Saiba que as possibilidades são quase infinitas para a sua profissão, não importa a área ou muito menos o curso.

Mudando o assunto... vamos falar s provas de vestibular.

Eu sempre escrevi bem, meus dois ENEM's as minhas melhores notas foram a redação.
2014: 840
2015: 860

Quero dar um Conselho maravilhoso para a sua querida redação, se o assunto permitir comece com um parágrafo contra a sua opinião e depois argumente a sua opinião tentando ao máximo sair do senso comum, e use aquelas estatísticas dos textinhos , elas fazem muita diferença.

Nas bancas vendem revistas de atualidades, é sempre bom lê- las. Mas NUNCA o assunto da redação vai ser de algo que tem haver com o governo, que foi o caso da crise hídrica (quase todo mundo esperava esse tema) e foi a da violência contra a mulher, é tantos outros temas seguiram esse mesmo princípio e fizeram as pessoas irem a loucura.

Sobre a conclusão de uma redação:

Que é também chamada de proposta de intervenção, SEMPRE dê uma solução que possa ser feita, NUNCA dê ideias que você sabe que no Brasil não iria rolar.

Ex: Na minha redação da violência eu sei a ideia de fiscalizar as mulheres que tem um mandado de restrição  contra o seu ex companheiro. É uma solução simples e que pode ser utilizada, uma ronda nos bairros e uma visita a essas vítimas, eu realmente espero que isso seja feito.

São ideias simples que podem fazer total diferença nessa hora, sempre comece com a redação, ela é a que geralmente pesa mais, mas tente não perder tanto tempo nela.

🌻🌻🌻🌻🌻

Sigam minhas redes sociais

Twitter: @plutanica
Instagram: @plutanica
Whats app: Só no privado do amô.

Como Deixar De Ser Trouxa Onde histórias criam vida. Descubra agora