NÃO ME RESPONSABILIZO POR PESSOAS DESISTIREM DE AMAR OU SE RELACIONAR, APÓS A LEITURA DESSE CAPÍTULO.
Primeiramente 🌸Feliz Dia dos Namorados 🌸 e pra quem não tem, ainda bem por que se livrou de gastar dinheiro. Risus
Eu parei pra refletir por esses dias sobre relacionamento, fiquei me perguntando por que das pessoas desejarem tanto e romantizarem várias coisas.
Quando estamos apaixonados/ amando os nossos neurotransmissores liberam várias reações químicas que ativam a parte do cérebro responsável pelo prazer, que também regula nossas emoções e sentimentos. Quando encontramos com a pessoa que amamos, essa parte do cérebro é estimulada e seu corpo entende que foram sensações gratificantes, isso ativa o sistema límbico (que é uma região central do cérebro que só os mamíferos tem, e que é responsável pelas emoções).
E toda essa sensação de prazer ativa o circuito do prazer e recompensa no cérebro que por incrível que pareça é o mesmo que é ativado quando a pessoa que consome drogas é a mesma sensação.
Todo mundo já ouviu falar da tal Dopamina, que é o principal neurotransmissor desse circuito, ela é geralmente chamada de fórmula do amor, e como ela é a mais abundante no sistema límbico, ela é que fornece a sensação de prazer para quem está apaixonado ou viciado, mas sendo sentimentos e emoções existem muitos agravantes que são as interligações com outros órgãos e que estimulam sensações no corpo.
Cientificamente falando o amor em si é nada mais que um fenômeno neurobiológico complexo, que tem fundamento nas atividades cerebrais que envolvem: Confiança, crença, prazer e recompensa. E todas essas atividades exigem muitos neurotransmissores químicos.
Eu fiquei frustrada com a definição do amor, e deixo no fim do capítulo o livro que eu parei pra ler para entender levemente sobre ele.
Eu já falei sobre a banalização do amor várias vezes, mas percebi que as pessoas acabam banalizando demais "Estímulos cerebrais", eu escuto todo tipo de música e me vi observando um funk segundo o Mc Kekel:
Só agora que eu fui perceber
Namorar pra quê?
Se amarrar pra quê?
Prefiro tá solteiro que eu sei
Que elas vão quererEu fiquei um pouco assustada. Embora sejam impulsos elétricos e estímulos, amar é tão bom. Sentir-se apaixonado é tão libertador, ter alguém com quem conversar sobre algo sério, algum bobagem ou apenas dizer como foi o dia.
Felizmente eu encontrei alguém que me faz feliz e aceita meus vários pedaços, mas não é fácil. O amor exige intimidade e consequentemente várias horas gastas e sentimentos expostos. É quase como apontar uma arma para o seu peito e esperar que a outra pessoa não atire.
Existe uma mágica esquisita em se apaixonar, você encara o mundo de outra forma, tudo muda, tudo torna-se mais brilhante, mais leve, melhor.
Não posso garantir que o amor não vai ter ponto negativo, por que vai ter. Não posso prometer que você meu querido leitor não vá se decepcionar, que irá perder a fé no amor ou até mesmo pensar que você vai morrer sozinho, por que não vai.
Não desista do amor, vai aparecer alguém legal para você, se apareceu para mim... e olha que eu faço cagada nos meus relacionamentos. Não existe hora certa para o amor, mas as vezes a gente que não percebe.
O melhor amor é aquele que não se desfaz com o tempo, as vezes temos a famosa Friendzone, as vezes o amor da sua vida está bem ali, mas você colocou em dia cabeça um critério que aquilo vai acabar com a amizade ou alguma bobagem assim, meus amores se não der certo e a pessoa te odiar, é por que ela nunca foi sua amiga de verdade.
Eu sou muito espiritualista e acredito na lenda Akai Ito ou fio vermelho do destino, é uma lenda de origem chinesa e, de acordo com este mito, os deuses amarram uma corda vermelha invisível, no momento do nascimento, nos tornozelos dos homens e mulheres que estão predestinados a ser alma gêmea. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, essas duas pessoas que estiverem interligadas fatalmente irão se encontrar!
“Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se…
Independentemente do tempo, lugar ou circunstância…
O fio pode esticar ou emaranhar-se,
mas nunca irá partir.”A lenda ainda diz que quanto mais longe da outra ponta do fio mais infelizes somos e consequentemente mais perto, mais felicidade. Eu tenho um amor por essa lenda pois eu acredito na magia do amor, acredito na cumplicidade.
Não desistam do amor, meu lindos pois ele está onde ele deve estar. Ninguém morre sem encontrar um amor de verdade, temos apenas que aprender a cuidar desse amor.
No demais meus amores eu apenas queria dizer isso. Nos vemos na próxima.
🌸Beijos de Luz🌸
With Love, uma pessoa de Plutão👽💙
🎠🎠🎠🎠🎠🎠🎠🎠🎠🎠
O livro é esse aqui:(T. Esch, G.B. Stephano, The neurobiology of love, Neuroendocrinology Letters No.3 26 (2005); H.E. Fisher, Why We Love: The Nature and Chemistry of Romantic Love, Henry Holt and Company, New York, 2004).
🌻🌻🌻🌻🌻
Sigam minhas redes sociais
Twitter: @plutanica
Instagram: @plutanica
Whats app: Só no privado do amô.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Deixar De Ser Trouxa
Chick-LitComo eu saio da Bad? Qual o segredo para deixar de ser trouxa? O boy me traiu o que eu faço? Quero paquerar um cara e não sei como, o que eu faço? Como dar um fora sem magoar o cara? Como não jogar o amigo na Friendzone mesmo não estando a fim dele...