O servo me deixa em uma sala do prédio, mantida por lamparinas a óleo. A sala tem várias mesas e cadeiras, algumas pilhas de papéis, além de penas e tinteiro. Aguardo por algum tempo, até que o meu contratante aparece pela porta, carregando alguns pacotes. Ele me aponta um lugar na mesa e nós tomamos os nossos lugares. Ainda em tom sério ele começa a falar.
- Ronnie já disse o seu nome, Adri. Também me explicou que é uma nômade e que trabalha ocasionalmente para ele. O trabalho que precisa ser feito é bem simples, mas perigoso devido ao valor da entrega.
- Certo, e que tipo de entrega estamos falando, senhor...?
- Paulo. A entrega é isto... Livros especiais.
Ele desembrulha o pacote, mostrando 3 livros de capa dura, embalados individualmente com cuidado entre panos. Ele me passa um para eu examinar. A encadernação parece ser recente, enquanto o conteúdo é ricamente ilustrado com desenhos técnicos de engrenagens e dispositivos. Eu consigo ler rapidamente algumas passagens, parecendo estar escrito em uma linguagem estrangeira. Eu devolvo o livro para o Paulo, que o embrulha com cuidado e o guarda de volta no pacote, junto com os outros dois livros.
- Parece alemão, é algum tipo de manual técnico.
- Quase isto. São as instruções para montar motores mecânicos, com descrição detalhada das peças e de da montagem.
- São os originais? Parecem novos demais.
- São cópias. Os originais estão em lugar seguro. O seu trabalho é simples... Preciso que o livro seja levado até o tradutor, que vive na região da antiga Cidade Universitária.
- É muito longe, mas posso fazer isto. Legar alguns livros até lá não parece difícil.
- Não é você que vai levar. Apenas guiar quem irá carrega-los.
- Nesta situação, tudo muda de figura. Vou ter que proteger alguém que não tem costume de viajar através de metade de São Paulo, sendo responsável por ele e o que ele carrega.
- Eu garanto que a pessoa que irá levar os livros é de minha inteira confiança, sendo capaz de se proteger e te proteger facilmente durante toda viagem.
- Isto pode até ser verdade, mas esta pessoa conhece bem São Paulo? Sabe como explorar lugares ou passar por áreas de grande risco sem chamar a atenção?
- Não. E é por isto que você foi recomendada para este trabalho pelo Ronnie.
Eu resmungo algo um pouco contrariada. Ele quer ter a absoluta certeza que os livros serão entregues e não roubados. E também não confia em mim para fazer o transporte sozinha. Provavelmente terei problemas em levar a entrega, sendo a babá de alguém.
- Então terei que levar e trazer o seu carregador de livros?
- Não, apenas o deixe na Cidade Universitária. Ele irá encontrar alguém, e esta pessoa te dará uma carta de recomendação, comprovando que completou o trabalho. Ao voltar para a Sé te pagarei pelo seu trabalho, ao apresentar a carta.
- E se algo acontecer com o teu carregador de livros?
- Recupere eles e traga de volta para mim. Receberá metade do pagamento.
- E quanto é o pagamento?
Paulo me fala um valor razoável se eu vivesse na Sé. O dinheiro de um lugar não vale no outro, pois cada comunidade forja seu próprio dinheiro. O que ganhasse aqui, não poderia gastar em outro lugar. Passamos quase meia hora discutindo como eu receberia o meu pagamento. De pagamento em dinheiro local passamos a produtos e serviços. Após outra hora conversando o que seria pago e quando seria pago, acertamos o pagamento em troca do aluguel de um quarto da pousada a minha escolha por um mês, além de comida, bebida e tudo que precisar durante este período. Ficamos de acordo que eu poderia levar outras mensagens e entregas pelas comunidades que eu passar pelo caminho, já que seria necessário comprar mantimentos e buscar um lugar seguro para descansar. Era o melhor para a segurança do livro, apesar de demorar mais para terminar a entrega. A viagem vai começar em alguns dias, após Paulo enviar um pombo-correio ao seu contato, avisando da chegada do livro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nômade Adri
Science FictionHistórias da nômade Adriana, que sobrevive em uma São Paulo pós-apocalíptica depois de um desastre natural que afetou todo o mundo gerações atrás. Literatura adulta.