Solstício

6.6K 896 438
                                    

Solstício

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Solstício

Elena


        Solstício; palavra derivada do latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar". Não que eu seja nerd, mas diferente da maioria das pessoas que encara o céu em um dia tão específico, não penso que essa seja apenas uma palavra bonita.

        Lá estava eu, observando a escuridão noturna cobrir o alaranjado do céu como um lençol, pouco a pouco desvanecendo suas cores vivas e bordando seu azul. O dia mais curto do ano, o mais esperado. Dia 21 de Junho. O dia em que os atarefados perdiam a hora e praguejavam a época do ano. O dia em que os ricos e milionários jamais notariam seu brilho. Ter um dia tão curto, pode se dizer, ser algo tão brilhante quanto o próprio sol, pelo menos para mim.

        Desde pequena nutri uma expectativa ao acompanhar o calendário até chegar o "evento" prometido, onde curiosamente o céu não seguia o relógio, às vezes se demorando mais e às vezes menos. Claro que fiquei decepcionada, quando descobri que também haveria dias mais curtos e a escuridão antecipada culminavam em menos tempo para brincar na rua com os amigos. Mesmo assim, conforme fui crescendo, aprendi a ver a beleza em todos os seus períodos.

          Para mim, Elena Cristina, com certeza era, e ainda é, um dia de oportunidades. Na verdade, quando pequena acreditava que o período mais longo era a melhor parte, mas com os anos mudei de ideia, passei a achar que a melhor parte do solstício não é a entrada de uma nova estação, nem o dia ou a noite mais longa, mas o dia e a noite de menor tempo. Eu observava o solstício de inverno, o dia mais curto do ano e isso me empolgava. Afinal, as menores frações de tempo são as mais recordáveis.

            — É o seu dia preferido do ano, não é? — eu assenti.

           Lá estávamos nós, Abbe e eu, encarando o céu no meio de uma praça, como se ele fosse um verdadeiro espetáculo; e era mesmo. O tom alaranjado finalmente desaparecendo, sendo engolido pelo azul escuro. Suspirei, em poucos minutos eu teria que avaliar se faria ou fizera uma nova lembrança que fosse memorável. No meu ponto de vista, lembranças são coisas que não foram esquecidas, mas algo memorável parece mais, sempre pareceu, algo que não deixei de esquecer simplesmente, mas me lembrei de não esquecer. As melhores lembranças são assim: memoráveis.

          — Hoje é a minha vez? — Abbe quis saber quando o céu estava prestes a escurecer.

           — Eu imagino que sim, você disse que aconteceu algo incrível da última vez, o que vai escolher? — inquiri com um dar de ombros e bom humor.

            — Almondegas. — respondeu de imediato.

           — E o que de tão memorável aconteceu que você escolheu a letra "A"?

Um Toque Celeste - RepostandoOnde histórias criam vida. Descubra agora