17. A LEI DE CAUSA E EFEITO

108 3 2
                                    


No capítulo dezenove, falamos sobre as leis Divinas de uma forma geral. Neste capítulo, decidimos falar da Lei de Causa e Efeito, separadamente, por sabermos que essa lei interessa mais de perto a todas as criaturas, principalmente porque trata sobre uma questão de grande relevância que é a justiça de Deus.

O ser humano, na grande maioria das vezes, pela falta de compreensão acerca da justiça Divina, vive a questionar o motivo de tantas dores e sofrimentos pelos quais atravessam.

A cada dia, através dos meios de comunicação, observamos o quanto o nosso planeta é inferior, em virtude de: tanta violência; de tantas injustiças, por parte dos homens; de tantos conflitos; de tantas enfermidades; enfim, de tantos desequilíbrios.

Apesar de todas as conquistas no campo da ciência e da tecnologia, não deixamos de perceber o quanto ainda somos atrasados em relação aos ensinamentos de Jesus. Basta acessarmos qualquer tipo de mídia, em busca de notícias do nosso dia-a-dia, para constatarmos que o nosso planeta ainda é regido pela maldade. Pela inferioridade humana.

Existem fatos que ocorrem no cotidiano que, muitas vezes - para aqueles são desconhecedores da justiça Divina - levam muitas pessoas a se sentirem confusas, ou até mesmo duvidarem da bondade e da justiça de Deus.

Nosso mundo ainda vive sob o jugo de coisas bastante negativas, tais como: a promiscuidade; o sensualismo desvairado; as drogas; o álcool; o fumo; a fome e a miséria; o desemprego; a prostituição; o homem cada vez mais agredindo a natureza e os animais; e colocando em risco a sua própria sobrevivência no planeta; os desentendimentos familiares, onde pais e filhos cada vez se entendem menos. Isso sem deixar de falar na busca frenética - em que vive boa parte da humanidade - pelo sucesso profissional e social, onde o homem está sempre a querer vencer ao seu próximo, e querendo atingir altas posições sociais, sem se preocupar com os meios utilizados para alcançar esses objetivos, e, vivendo sempre no intuito de ter, em detrimento do ser. Observe só, caro leitor, quantas coisas ruins ainda imperam no nosso planeta querido. E olhe que ainda não citamos tudo. Infelizmente!

Tentamos compreender porque existem essas coisas ainda tão maléficas no seio da humanidade, e passamos a nos perguntar: o mundo vai melhorar? As pessoas serão, um dia, mais fraternas e justas?

A resposta a essas duas questões, apesar das aparências levarem o leitor a desacreditar, é: sim. O mundo vai melhorar e as pessoas também. Assim está nos desígnios de Deus.

O progresso dos mundos se dará de acordo com o progresso dos Espíritos que neles habitam. Infelizmente, graças a falta de uma vivência cristã, por parte da maioria das pessoas, isso ainda vai demorar muito para acontecer. Até lá, cada um de nós é responsável em mudar a si mesmo, ou seja, em trabalhar incessantemente na sua reforma moral. Precisamos fazer a nossa parte.

***

A lei de causa e efeito, é conhecida também como lei da ação e reação ou, de acordo com algumas doutrinas orientais, como lei do Karma.

O conhecimento dessa lei pode variar bastante no que se refere à sua interpretação, e isso está diretamente relacionado ao grau de entendimento que os homens podem ter acerca de Deus. Podemos aqui citar alguns casos que incidem nessa questão:

· Para alguns, essa lei pode ser totalmente inexistente. Nesse caso, estamos nos referindo àqueles que acham que Deus não existe e, consequentemente, nenhuma lei foi por Ele criada. Não podemos esquecer que, para algumas pessoas, Deus é apenas uma lenda; uma fantasia criada pelas religiões, e assim, tudo o que nos acontece é fruto de "sorte" ou "azar"; tudo é apenas obra do "acaso"; de um conjunto de fatores; de uma combinação de forças desconhecidas;

Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IIOnde histórias criam vida. Descubra agora