13. O HOMEM COMO SER TRINO

120 2 2
                                    



O homem não é apenas o corpo físico com o qual ele vive na Terra. 

 O ser humano é uma estrutura muito mais complexa do que muitos podem pensar.

Se é verdade que a organização física é motivo de grande admiração, tamanha a sua perfeição, também é verdade que não estamos reduzidos, simplesmente, a esta "máquina perfeita". Somos muito mais do que isso.

A Doutrina Espírita nos ensina que, além dessa "roupagem material" que o homem possui, pode-se acrescentar um outro bem mais sutil: O Perispírito. Ele é o elo de ligação entre o Espírito e o corpo carnal. Assim: Espírito, Perispírito e Corpo físico, formam a trindade do ser; a sua estrutura fisiopsicossomática. Daí a razão do título deste capítulo.

Através do estudo dessa estrutura que forma o homem, poderemos compreender alguns aspectos a respeito daquilo que somos, como individualidade, e encontrar respostas significativas para muitas questões antes sem solução.

O Espiritismo nos diz – e aqui é importante salientar o fato desses conceitos existirem desde os primórdios da humanidade - que o homem não é só constituído de uma organização física, produto do acaso e das leis genéticas(que são responsáveis pelas características físicas hereditárias), e cujo corpo se decompõe após o seu decesso ao túmulo. O homem na verdade, é constituído pelo corpo físico, instrumento material que permite a sua existência no mundo das formas; pelo Perispírito ou Corpo Espiritual, instrumento constituído de matéria quintessenciada; e do Espírito que é a energia maior, o ser imortal que controla os outros dois. O Espírito é tudo. Perispírito e corpo físico são apenas instrumentos utilizados para o seu progresso.

É o Espírito que, ao ser criado simples e ignorante, à medida que realiza experiências no campo da matéria, pelas reencarnações sucessivas, e também com as experiências vividas no mundo espiritual, vai atingindo, pouco a pouco, a condição de puro Espírito. Ele é a individualidade imortal. O corpo físico é apenas uma de suas roupas – que ele trocará a cada vez que retornar ao mundo físico e que traz para ele um papel de muita importância, no que diz respeito às realizações que ele vivenciará aqui na terra.

A cada existência, o Espírito deixa essa dita roupa, pelo processo da morte, que pode ocorrer pelos seguintes motivos:

- esgotamento natural dos órgãos(velhice);

- enfermidades graves ou acidentes lesivos, cujos traumas profundos causados ao corpo não permite mais ao Espírito a sua utilização;

- suicídio, que pode ser classificado como:

Direto - quando a pessoa põe termo a sua vida por determinado meio;

Indireto - quando a pessoa vai se matando aos poucos pelos seguintes motivos: vida desregrada, consumo de drogas(inclusive álcool), fumo, má alimentação, desgastes emocionais etc.

Quando qualquer um desses casos acontecem há o fenômeno da morte ou desencarnação(lembrando sempre que, a cada nova reencarnação, ele irá ter uma nova "roupagem", e não ressuscitar a anterior, como algumas doutrinas afirmam).

***

O corpo físico dispensa maiores explicações neste livro pelo fato de o leitor poder encontrar um vasto campo de informações literárias, no campo da ciência, que o definem de forma bastante satisfatória. Apenas, ressaltaríamos aqui, a sua enorme importância como ferramenta de evolução do ser espiritual.

Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IIOnde histórias criam vida. Descubra agora