Os intervalos pareciam durar cada vez menos. A terceira aula do dia era Geografia. Uma senhora de meia-idade vinha com passos esbeltos. Ela tinha a mania de fazer uma apresentação veloz de sua disciplina, como se algo fosse acontecer em seguida. Possuía adoração em ler os comentários de seus alunos. Achava interessantíssimos aqueles onde as metáforas e o sarcasmo apareciam de um jeito que podia fazer as gargalhadas virem acompanhadas de lágrimas.
Professora Dina.
Não tinha acento agudo no A, mas a pronúncia era assim mesmo, com um forte tom no final. Diná. Ela fazia questão de deixar isso claro toda vez que alguém ousasse alguma tentativa de pronunciar o contrário.
Como ela entendia como ninguém de geografia, em algumas aulas usava o globo de aspecto antigo. E claro, os mapas que circundavam a sala quando era mesmo preciso.
E durante o tempo que seus alunos estivessem escrevendo acerca do assunto determinado, ela se postava na cadeira e já dava continuidade a algum crochê. Tinha mais talento com as grandes agulhas do que na ministração de aulas. Não que fosse uma professora de baixa qualidade. Muito longe disso. Mas seus trabalhos artesanais deixavam muita gente de queixo caído. E quando o fazia, desligava-se do mundo.
Para Mônica isso lembrava de que quando mais pequenina, o começo de seus passos do Outro Lado, era similar à professora na arte do crochê. Olhos fechados e sem se importar com o que estivesse acontecendo ao redor.
A aula foi tão tranquila quanto às anteriores e quando a sineta manuseada por alguém próximo do salão principal finalmente tocou, já era horário da refeição.
Os alunos podiam decidir se iam ao refeitório ou ficavam pelos pátios. Uma liberdade que certos professores desaprovavam...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Escuridão
Narrativa generaleMônica... Ela nasceu das sombras. Não compreendia quando criança, porquê via o que os outros achavam ser ficção. Ela não nascera de forma comum. Apenas pareceu ter vindo ao mundo como qualquer outro ser humano. Mas... Ela pod...