Para facilitar a explicação deste capítulo, gostaria de lançar um pressuposto.
Que a nossa alma e o nosso espírito é que carrega o nosso corpo.
Aparentemente nós somos um indivíduo obviamente com um corpo, um ser humano, cada um com a sua particularidade, singularidade e individualidade e que o nosso corpo pensante é que desempenha vários papéis na vida.
Isso acontece por causa dos nossos cinco sentidos. Acreditamos que o corpo carrega a nossa alma (aqui a alma tem o sentido de tudo que se refere a nossa parte imaterial). Temos a nítida sensação de conjunto corpo mais alma (e espírito). Mas o que define você, a parte mais importante, é a sua alma. O sentido de uma pessoa deve ser entendido como uma alma. O pensamento e o sentimento, por exemplo, vem da alma. A nossa alma exteriorizada é o nosso corpo.
Então na verdade, a sua alma é que carrega o seu corpo, pois o seu lado imaterial é o que te define muito mais que o seu corpo (material). Não que o seu corpo não tenha importância e sim que devemos muito valorizar a nossa alma, a nossa parte interior. Porque é ela que é capaz de realizar os grandes feitos, não a aparência que todos veem. Desvincule-se disso e do que os outros pensam a respeito de você, do que acha, imagina, do que deveria fazer ou ter feito. Desvincule também da preocupação de fazer com que os outros pensem sobre você, do jeito que você deseja. Preocupe-se com a sua alma. Melhore, mude e ressignifique a sua alma. Inicie sempre uma mudança começando pela sua alma.
Por exemplo, se você quiser emagrecer, você deve se atentar em sua alma (nos seus pensamentos, nas suas emoções) inicialmente muito mais que o seu corpo. Preocupe-se em escolher um método, planejar uma alimentação, um programa de exercício, conhecer a ti mesmo com as suas emoções e sentimentos (que podem surgir atrapalhando ou ao contrário, motivando e racionalizando). Preocupe-se com o sentir ao deixar de comer o que mais gosta. As emoções positivas ou negativas na hora de que está fazendo os exercícios, pois a sua alma é o que vai determinar o seu êxito.
O papel do seu corpo é dizer estou cansado, estou com fome, estou perdendo peso, etc. Então devemos nos preocupar com o seu corpo causando pensamentos e sentimentos de cansaço, de fome, de ânimo ao perder o peso.
Por esses motivos, tudo que vem do corpo canaliza para a sua alma. O mesmo ocorre quando você quer mudar de emprego, passar no vestibular, abrir um negócio, mudanças em geral, digamos que, o corpo canaliza e verbaliza para a sua alma. Daí vem a importância de se concentrar na alma, no pressuposto do início do capítulo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MAISS - Sistema de Desenvolvimento Pessoal
Non-FictionEste livro é capaz de fazer você compreender-se melhor, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal. Inserindo hábitos, atitudes e atribuindo valores à ressignificação, culmina-se ao seu sucesso e vive-se com mais valor e felicidade.