8.5 - Atalhos - A morte como um incentivo real.

459 17 2
                                    


O caminho da morte é comum a todos, não queremos pensar neste assunto, pois sabemos que é inevitável. Mas é necessário refletir um pouco.

Saber caminhar, acrescentar coisas boas na vida, ter hábitos bons, ensinar, inspirar pessoas e ser inspirado, aproveitar a vida... É o que todos dizem.

E não sabemos o quando iremos. Mas pense, se nós não sabemos a hora de nossa morte, também não sabemos dos nossos pais, filhos,esposas, parentes, amigos... Como disse, a morte é comum a todos.

 Como disse, a morte é comum a todos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Enquanto estamos bem, estamos com saúde e todos em nossa volta também estão, agimos deliberadamente sem nos preocuparmos com o fato. Os plantonistas de UTI, CTI, sabem os arrependimentos mais comuns das pessoas em fases terminais...

Uma delas é de querer ter mais tempo com a esposa, filhos, pais e amigos. Arrependimento de não ter se organizado melhor para se dedicar a eles, por não reservar um tempo para o convívio.

Muitos estão juntos com os filhos, mas estão sempre pensando em outras coisas. Não estão com a mente e o coração no momento em que é para estarem todos juntos.

Outros arrependimentos são perder contato com antigos amigos, não ter pedido perdão aos pais, irmãos, filhos também são alguns. Resumindo, é tudo que se refere ao amor e ao relacionamento e dificilmente é com bens materiais.

Outro arrependimento muito grande é deixar de fazer o que mais queria na vida, mas que acabou fazendo o que todo mundo queria. Isso tem a ver com os sonhos e as escolhas que fizeram ou deixaram de fazer durante a vida. Tem a ver também com trabalhar bastante sem tempo para nada e em piloto automático, levando uma vida morna, sem graça com medo de mudanças vivendo na zona de conforto.

E perceberam então que a felicidade é uma opção de escolha, que poderiam ter escolhido um caminho sempre melhor durante a vida. E o que você está fazendo nesse momento, de que forma você está tratando todo mundo, que tipo de atenção você dá, que convivência você tem com todos?

E o que você pode fazer para mudar essa realidade? O que você pode adicionar em sua vida para virar um hábito. Tem a ver com fazer você feliz pensando em si próprio e também nos outros ao mesmo, tempo diferentemente de fazer o que os outros querem.

Eu vou dar uma dica inicial para saber com o que adicionar primeiro. É expressar mais os seus sentimentos. É dizer de coração e ter atitudes de:

● Eu te amo.

● Você é muito importante para mim.

● Eu quero você sempre perto de mim ou quero estar sempre perto de você.

● Eu gosto disso e não gosto daquilo, isso me faz feliz e aquilo infeliz (aplicar em sua própria vida).

● Pedir perdão ou perdoar o próximo para tudo para ambos ficarem bem.

Se você traçar uma linha. Desentendimentos, brigas aconteceram em apenas um pontinho de sua vida, mas é você que escolhe se vai prolongar esse pontinho em infinitos pontos pensando, lembrando, remoendo, alimentando mais para que esse pequeno ponto se torne um conjunto, uma reta no caminho de sua morte.

E do mesmo modo, pontos positivos como um eu te amo, você pode traçar até o fim de sua vida ou até o fim da vida de quem você ama. Expressar sentimentos vai abrir precedentes para um convívio melhor e maior, vai sentir a necessidade de estarem mais juntos.

Esse alívio nos pensamentos e no coração, de estar sempre construindo felicidade irá te deixar mais leve para saber o que adicionar em sua vida. Vai saber mais sobre os seus sonhos, vai perceber que não é totalmente um sonho individual, depende de você, mas que vai tornar muita gente mais feliz, além de si mesmo. E vai caminhar melhor para as suas conquistas. Vai perceber que você tem muitos apoios e até mesmo de onde você nem esperava.

Sob o controle do inconsciente, seu sentimento vai ser mais compreendido, você vai apertar melhor os botões e sua vida vai ter um significado muito mais feliz (ressignificar e reinventar).

Não que devemos pensar sempre e constantemente na morte como um incentivo, mas ter a consciência do que acontece ou pode vir a acontecer é primordial. Por isso tenha uma vida que vale a pena ser vivida em todos os instantes do seu caminho.

Se a morte é um caminho comum e inevitável, o sentido é se concentrar e se doar para a vida.

Para finalizar esse capítulo gostaria de confessar uma coisa. Uma das minhas metas é poder ajudar meus filhos, esposa, amigos, parentes e você com algo que eu aprendi em minha vida como esse livro. Saber que de alguma forma, com alguma contribuição, eu pude ajudar alguém é de uma satisfação muito grande, é de uma imensa paz interna de dever comprido.

 Saber que de alguma forma, com alguma contribuição, eu pude ajudar alguém é de uma satisfação muito grande, é de uma imensa paz interna de dever comprido

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
MAISS - Sistema de Desenvolvimento PessoalOnde histórias criam vida. Descubra agora