Eu gostaria de fazer algumas considerações sobre o livro antes de finalizar.
No início deste livro falei sobre a importância de nossa alma e que as mudanças devem se começar através dela. Inclusive, que é tão importante que na verdade é a nossa alma que carrega o nosso corpo. A ideia é, se a alma estiver bem o corpo também estará bem.
E também que a proposta deste livro é o de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Vai parecer mais um chavão, mas substancialmente, ame a si próprio dedicando se a sua vida, conhecendo se melhor e desenvolvendo se cada vez mais. E quem vai receber os benefícios disso tudo? Além de você, todos que estão ao seu redor. Você poderá inclusive inspirar, motivar, ressignificar, alegrar todos em sua volta.
De vez em quando, olhe para si mesmo e esteja sempre atento. Há muitos detalhes e características em você, as reações tantos boas como ruins, o que te faz sentir bem ou mal, o que te eleva e o que te põe para baixo, o que te faz sentir-se à vontade ou um completo estranho.
Pergunte se existe, paz, amor, felicidade? Alguma vontade? Eu sou uma pessoa que eu gostaria de ser? Eu tenho algum diferencial? Quem sou eu e no quê eu acredito? O que é importante para mim? Vontades? Sonhos? Tudo isso dizem muitas coisas de você, mesmo que não tenha uma resposta imediata.
Viva um pouco menos de expectativas e mais de realidade, um pouco menos de ideal e mais de desenvolvimento, mas tenha muitas expectativas e muitos ideais. Essa brincadeira quer dizer:
· Muitas expectativas com mais realidade te leva mais longe
· E muitos ideais com mais desenvolvimento te leva mais longe
Experimente, exponha se, toda vez que você faz algo a mais ou diferente, sua zona de conforto aumenta e você ganha experiências, perspectivas, emoções, sentimentos. Há uma frase da filosofia pragmática que eu gosto muito e que eu acrescentei em minha vida.
"Toda experiência sem conceito é cego e o conceito sem o conteúdo da experiência é vazio"
Tenha conceito, tenha conteúdo e para ter experiência, aja, faça, mexa-se e viva muito.
E não se esqueça, de sempre refletir. Exercite a sua reflexão.
Isso tudo fará com que talvez, sim para algumas coisas ou não para outras, você mude de opinião sobre muitos aspectos da vida. Você será capaz de ressignificar, reinventar-se e se renovar.
E nesse processo, saiba que não existem limites para o conhecimento. Acostume-se com a ideia de que quanto mais a gente conhece mais desconhece também e mais perguntas surgirão por estar cada vez mais, aprendendo. A sensação de dúvida sempre vai estar presente. Isso quer dizer que você está no caminho correto.
E qual é a finalidade da vida, o objetivo da vida, o sentido da vida? São sempre respostas simples. Buscar e ter felicidade através do empenho, da evolução e aprendizado.
Mas haverá algo que sempre vai te acompanhar: o erro. Encare o erro como algo nobre também. Você é humano, é imperfeito. Às vezes você faz, pensa e age inadequadamente em relação a expectativas dos outros. Mas o importante é o que você faz com esse erro, para você mudar. Já pensou num mundo onde todos erram, onde todos mudam, todos melhoram, todos descobrem coisas novas e Eu (ou você) ser a única pessoa estática, congelada nesse mundo?
E neste processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, espero que o sistema MAISS ajude a você se compreender mais, entender como você funciona e adicione coisas positivas dentro de você. Que te motive a buscar mais informações, aprendizados e que te faça pensar melhor sobre a vida. Note que cada atalho deste livro daria para escrever um novo livro tal qual a sua importância para se desenvolver.
No sistema MAISS de desenvolvimento você viu que não estamos sós, há além do seu lado pessoal: O familiar, o profissional e o social. Sempre que necessário equilibre o seu lado consciente e inconsciente. Esse equilíbrio não é necessariamente meio a meio. Há ocasiões que devemos ser 99% racional ou 99% sentimental. Extravase, dê vazão para mais ou para menos de acordo com a ocasião. Para isso, você deve se conhecer melhor.
Utilize o ciclo do adicionar, hábito, atitude, valor, para acrescentar aprendizados, coisas boas para ter realmente hábitos e significados em sua vida. E aperte sempre os Botões do MAISS como uma força extra que você vai "puxar" (de dentro de si) você para um nível mais elevado.
Conforme acrescentamos coisas boas em nós, conforme ganhamos mais experiências com erros e acertos, conforme envelhecemos, haverá sempre uma necessidade de nos adaptar, pensar e fazer melhor ainda o que já fazemos, isto é, ressignificar, renovar e nos reinventar.
O intuito é fazer você caminhar na vida com muito mais felicidade e sucesso.
Desejo do coração, tudo de melhor para você.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MAISS - Sistema de Desenvolvimento Pessoal
Non-FictionEste livro é capaz de fazer você compreender-se melhor, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal. Inserindo hábitos, atitudes e atribuindo valores à ressignificação, culmina-se ao seu sucesso e vive-se com mais valor e felicidade.