2 - Hábitos, atitudes e valores.

2.1K 52 2
                                    


Durante a nossa vida, acumulamos diversos hábitos como, por exemplo, escovar os dentes, tomar banho, acordar em um horário de costume, ir trabalhar, tomar café, almoçar, jantar, comprar ou consumir, divertir, ler e escrever. Se você imaginar, temos milhares de hábitos, de higiene, alimentar, hábitos saudáveis ou prejudiciais, profissionais, hábito da leitura, etc...

Tudo que se faz de costume, de praxe ou uma prática e torna se uma rotina ou uma regra pode ser entendida como um hábito de comportamento. Dessa forma, inclui se também o hábito do pensamento, sentimento e vício. Há mais outro, o hábito da adição que será muito abordado em nosso livro.

Esse hábito pode estar diretamente relacionado à atitude de realmente fazer ou não. O hábito de ir para a escola, por exemplo, é uma atitude física que é o fazer, isto é, uma atitude de fazer, de realmente ir para a escola. Neste caso o hábito e a atitude são parecidos.

Mas o hábito de pensar não está relacionado com algo físico, mas pode levar a outro tipo de atitude física, como por exemplo, se prevenir de roubos. Quando você pensa que há uma grande probabilidade de ser assaltado, você criará um hábito de tomar cuidado ao entrar e sair de casa, com o carro. A atitude do fazer é se prevenir olhando a rua com atenção, ao entrar ou ao sair de casa, sem demoras.

Mas porque o hábito é importante?

Porque o hábito constrói rotinas, estilos de vida determinam a nossa trajetória e define nossos comportamentos. Você pode despertar a melhor versão de si mesmo potencializando os bons hábitos aprimorando ou mesmo eliminando os hábitos limitantes, que te impedem de atingir suas metas e objetivos. O exemplo na prática seria assim:

Digamos que você quer emagrecer. Você está muito empolgado e cheio de energia para promover a mudança, agora é diferente, você acredita que dessa vez vai conseguir.


Muito animado, no primeiro dia, você acorda cedo, vai para academia e tudo corre bem. Isso se repete por outros cinco dias, mas depois desse último, o ânimo não é mais o mesmo. Você está sentindo um cansaço muito grande porque você não estava acostumado (não tinha o hábito).

No sexto dia você combinou de ir a uma festa de amigos. A festinha vai até mais tarde, a cerveja que era só para socializar acabou virando uma dúzia e você bebendo desse jeito, sucumbiu aos salgadinhos, comeu mais uma dúzia porque você já tinha hábitos ruins.

No dia seguinte, acordar cedo para ir a academia era impossível. Você não foi. E essa foi à última vez que você foi à academia. Foi assim nas últimas 10 vezes que tentou emagrecer em toda a sua vida. Agora você nem se dá mais ao trabalho de tentar novamente, você construiu o hábito de desistir.

No mesmo dia, você teve uma discussão com a sua esposa, você vai preferir salada ou um hambúrguer suculento neste dia?

E nesse processo, o hábito vem para automatizar. Ao repetir muitas vezes uma mesma ação,conseguimos transformá-la em nossa escolha automática. Depois de algum tempo fazendo um esforço para escolher sempre a salada, ela se tornará a escolha que pediremos sem pensar muito.

 Depois de algum tempo fazendo um esforço para escolher sempre a salada, ela se tornará a escolha que pediremos sem pensar muito

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Agora, vamos falar em atitudes. Aqui neste livro, estão relacionados à ação, conduta, comportamento, postura, os modos em geral, etc.

E no exemplo da academia acima, Não importa o que aconteça, tente fazer o que foi proposto, mesmo que para isso você precise fazer menos, em menor quantidade. Mesmo que o dia tivesse sido difícil, mesmo que você não tivesse às duas horas para exercitar, era importante ir, mesmo que fosse para ficar apenas 20 minutos. Sua prioridade maior deve ser essa realização. A atitude também reforça, faz com que você continue no seu caminho.

E então, qual a importância de ter atitudes?

Ter atitude é muito importante porque é um comportamento típico de pessoas que assumem responsabilidades (exemplo acima) e que não conseguem ficar parada a espera de uma oportunidade, preferindo criar suas próprias chances desenvolvendo suas habilidades. A atitude ajuda muito a encontrar uma solução para os conflitos e problemas. A atitude aprimora seu instinto de sobrevivência que faz enxergar oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas.

E os valores?

O valor pode ser entendido aqui como princípios, significados, regras, crenças, convicções.

Nós valorizamos tudo aquilo que acreditamos ser importante em nossa vida, nas experiências vivenciadas e no exemplo recebido de nossos pais, familiares, amigos, escola e trabalho. E criamos a nossa realidade e o nosso mundo em cima do que nós acreditamos e significamos.

Quando você conseguir identificar os seus valores e ter hábitos e atitudes em relação a este ou o contrário, quando você tiver hábitos e atitudes em cima de um valor, você passará a ter a capacidade de alterar, ressignificar crenças e a capacidade de mudar o seu destino.

Cada atitude ou hábito tem o seu valor (por o quê você vive): ao estudar, trabalhar, ao educar os filhos, do casamento, de ser educado e também até de gritar, reclamar, falar e ficar quieto. Tudo tem um significado, conscientemente ou inconscientemente.

Um exemplo, ao estudar, o hábito e a atitude tem um significado muito importante que é o conhecimento, aprendizado, de carreira, "de ser alguém na vida", etc. Isto é, esse significado, tem um valor embutido nas ideias acima.

No exemplo da academia, nesse processo de criar hábitos e atitudes, o significado e as dificuldades iniciais terão outro significado quando realmente se tornar um hábito e uma atitude, isto é ressignificar. Depois disso tudo, esse caminho terá um valor muito grande. E falando de resultados, o sucesso é recompensador, é a conquista de sua meta tanto estético(corporal), da alma, da saúde, do bem estar e da autoestima.

 E falando de resultados, o sucesso é recompensador, é a conquista de sua meta tanto estético(corporal), da alma, da saúde, do bem estar e da autoestima

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Fazendo um breve resumo do capítulo, até aqui o importante é ter noção, apenas a percepção que o mais importante é a nossa alma, mais que o corpo. E que a sintonia inconsciente e consciente age sobre o nosso lado pessoal, familiar, profissional e social. E estão intimamente relacionados aos nossos hábitos, atitudes e valores presentes dentro de nós. Nos próximos capítulos irei explicar como tudo funciona simbioticamente em você.

Seguiremos em frente com o próximo capítulo.

Seguiremos em frente com o próximo capítulo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
MAISS - Sistema de Desenvolvimento PessoalOnde histórias criam vida. Descubra agora