Uma semana depois, no quarto da Manuela, 1:00 da manhã, ela estava mexendo no seu celular que se adaptava às necessidades de pessoas com deficiência visual e ela estava mexendo no WhatsApp com Afonso.
Você: Já assistiu a 5º onda?
Afonso:Já
Vc já assistiu?
Você: Eu não assisto filmes desde os meus 12 anos
A mãe de Manuela entra bruscamente no quarto.
-Acho que esqueci o meu Renew aqui... Manuela, o que você tá fazendo com celular uma hora dessas?
-É que...-Manuela
-Me dá já esse celular-Só espero que você não se atrase amanhã para o colégio.
Verônica sai do quarto e Afonso havia respondido a mensagem.
Uma semana depois, Manuela vai ao colégio e chega a hora da aula. A aula começa, mas Anastácia parecia ter faltado.
~A aula começa~
O professor Richard entra.
-Bom dia, alunos
-Bom dia- alunos
-A aula de hoje vai ser sobre histologia, para quem não sabe é a ciência que estuda os tecidos biológicos desde sua formação, estrutura e funcionamento. Agora eu vou fazer um resumo sobre a origem na lousa, copiem no caderno que depois eu explico-Richard
Depois que todo mundo copia.
-Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função. Os destinos finais desses folhetos germinativos, na formação dos tecidos e órgão humanos, são:Ectoderma:Epiderme e anexos cutâneos :pelos e glândulas mucosas, por exemplo;Todas as estruturas do sistema nervoso, encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal; Epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal. Mesoderma:Forma a camada interna da pele, a derme;Músculos lisos e esqueléticos;Sistema circulatório,coração, vasos sanguíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo;Sistema esquelético ossos e cartilagem; Sistema excretor e reprodutor: órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas. Endoderma:Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal;Sistema respiratório, com destaque para o pulmão; Fígado e pâncreas. Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo, abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo, e o epitelial, constituindo subtipos específicos que irão formar os órgãos e sistemas corporais. Por exemplo: O sangue é considerado um tecido conjuntivo, com diversificadas células, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, e o plasma. Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porém com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de células, apresentam entre elas substâncias intracelulares. Agora a especificação dos tecidos:Epitélio : revestimento da superfície externa do corpo (pele), os órgãos (fígado, pulmão e rins) e as cavidades corporais internas;Conjuntivo : constituído por células e abundante matriz extracelular, com função de preenchimento, sustentação e transporte de substâncias; Muscular: constituído por células com propriedades contráteis; Nervoso:formado por células que constituem o sistema nervoso central e periférico (o cérebro, a medula espinhal e os nervos. Hoje ainda nós vamos detalhar o tecido epitelial. A superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais são revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis , epitélio do intestino, e percepção de sensações, pele, dependendo do órgão aonde se localizam. Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular, diferentemente do que se vê no tecido conjuntivo. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Anos de Solidão
RomanceManuela é uma menina que tem tudo, mas ela sofre discriminação pelo fato de ser cega. Para o bem dela, sua família achou melhor levá-la a frequentar um grupo de apoio. Durante essa narrativa, ela vai descobrir coisas sobre sua vida e sentimentos que...