Na escola
~A aula começa~
O professor Reynawd chega e os alunos sentam-se nos seus devidos lugares.
-Bom dia, meus alunos-Reynawd
-Bom dia-respondem
-Hoje vamos continuar a nossa aula sobre os conflitos republicanos ocorridos durante o Império de D. Pedro I, falando mais especificamente sobre a Revolução Farroupilha também chamada de Guerra dos Farrapos. Vamos prestar atenção, a partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa. Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense. Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque, empossou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo Ribeiro para o lugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os farroupilhas (o principal objetivo da revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de dezembro. Araújo Ribeiro, então, decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro, decidiu apoiá-lo e rompeu com os farroupilhas. Bento Gonçalves então decidiu conciliar. Convidou Araújo Ribeiro a tomar posse em Porto Alegre, mas este recusou. Com a ajuda de Bento Manoel, Araújo conseguiu a adesão de outros líderes militares, como Osório. Em 3 de março de 36, o governo ordena a transferência das repartições para Rio Grande: é o sinal da ruptura. Em represália, os farroupilhas prendem em Pelotas o conceituado major Manuel Marques de Souza, levando-o para Porto Alegre e confinando-o no navio-prisão Presiganga, ancorado no Guaíba. Os imperiais passaram a planejar a retomada de Porto Alegre, o que ocorreu em 15 de julho. O tenente Henrique Mosye, preso no 8º BC, em Porto Alegre, subornou a guarda e libertou 30 soldados. Este grupo tomou importantes pontos da cidade e libertou Marques de Souza e outros oficiais presos no Presiganga. Marciano Ribeiro foi preso e em seu lugar foi posto o marechal João de Deus Menna Barreto. Bento Gonçalves tentou reconquistar a cidade duas semanas depois, mas foi batido. Entre 1836 e 1840 Porto Alegre sofreu 1.283 dias de sítio, mas nunca mais os farrapos conseguiriam tomá-la. Em 9 de setembro de 1836 os farrapos, comandados pelo General Netto, impuseram uma violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.
Na casa de Marianna, ela chega muito feliz em casa com Caio Filho.
-Meu amor, eu nem acredito que você já está em casa-Marianna diz ela enchendo o filho de beijos-Graças a Deus, tudo vai voltar ao normal.
Enquanto isso nas proximidades da casa de Manuela, Frederich espera a troca do segurança e entra no terreno, depois de esperar todos os donos saírem para que mais facilmente penetrasse na casa. Ao entrar, ele percebeu que na casa havia uma cozinheira, uma governanta, uma faxineira e um motorista. Ele entra sem ser percebido, sobe as escadas e vai até o quarto de Manuela e procura algo, ao escutar duas vozes femininas se aproximarem do quarto, se esconde no clouset de Manuela, as duas entram.
-Mulher, tu viu o que deu de notícia hoje nos blog, fiquei chocada! O Neymar e a Bruna Marquezine terminaram de novo-empregada 1
-E por que foi, hein?-empregada 2 entrando no banheiro e pegando a roupa suja do ropeiro em baixo da pia.
-Parece que ele tinha pedido ela em casamento, mas como ela se acha muito nova para casar não aceitou e eles terminaram-empregada 1
-Meu Deus, essa Bruna Marquezine é muito besta, se fosse eu já tinha aceitado me casar com ele, homem lindo, podre de rico e ainda gostoso-empregada 2
As duas riem e saem do quarto.
Quando elas saem, Frederick sai do clouset, observando o quarto, ele acha um fio de cabelo de Manuela na cama, liso e castanho escuro.
Depois vai no quarto de Alejandro e Verônica, em cima da penteadeira da mulher uma escova e
pega um fio de cabelo da mulher, também liso, mas loiro.
Depois da aula, Manuela sai da sala e vai para o quarto.
Afonso:Oi
Manuela:Olá
Afonso:A gente pode se ver hoje?
Manuela:Claro
Que horas?
Afonso: às 7, pode ser?
Manuela:Ok
Verônica chega , Manuela abre a porta e entra no carro.
-Mãe, vou sair hoje-Manuela
-Infelizmente não vai dar hoje é terça, diga para o seu paquerinha que não vai dar, filha-Verônica
-Mas, mãe, como eu vou ter uma vida social normal como a de uma qualquer adolescente, se não deixar eu sair-Manuela
-Você pode nos finais de semana-Verônica-Ainda mais, seu pai está muito estressado esse dia
-Tudo bem-Manuela
Anoitinha, Manuela fazia seus deveres e ela recebe uma mensagem de Afonso
Afonso: Cheguei
Manuela: Me espera na esquina
Afonso:Por quê?
Manu:Depois te explico
-Mãe, a Anastácia tá na porta, vou recebê-la
-Ok
Lá fora
-José, vou sair-Manuela-Por favor abra o portão
-Sua mãe deixou?-José
-Claro, você acha que eu sairia sem o consentimento dela?-Manuela
-Não, senhorita, é que eu pensei que pessoas cegas não pudessem sair na rua sozinha-José-quer dizer a senhora, quer dizer s-senhorita, bem, não foi o que eu quis dizer...
-Chega, deixa eu passar logo, se não que conto para o meu pai esse seu comentário preconceito e, é muito provável que ele te demita-Manuela
-Pode passar, senhorita-José ele atarantado que fecha a porta assim que ele sai.
Manuela não sabia onde estava e começa a andar sem rumo pela rua. Até que escuta passos, estava com tanto medo que não saberia reconhecer quem era. Será que era o estuprador de que tanto Janaína falava?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Anos de Solidão
RomanceManuela é uma menina que tem tudo, mas ela sofre discriminação pelo fato de ser cega. Para o bem dela, sua família achou melhor levá-la a frequentar um grupo de apoio. Durante essa narrativa, ela vai descobrir coisas sobre sua vida e sentimentos que...