De Secretário
Na noite seguinte fui efetivamente à casa do Lobo Neves; estavam ambos,
Virgília muito triste, ele muito jovial.
Juro que ela sentiu certo alívio quando os nossos olhos se encontraram, cheios de curiosidade e ternura; e não direi o que senti, porque isso já ficou expresso no capítulo anterior, in fine. O Lobo Neves contou-me os planos que levava para a presidência, as dificuldades locais, as esperanças, as resoluções; estava tão contente! tão esperançado! Virgília, ao pé da mesa, fingia ler um livro, mas por cima da página olhava-me de quando em quando, interrogativa e ansiosa.
— O pior, disse-me de repente o Lobo Neves, é que ainda não achei secretário.
— Não?
— Não, e tenho uma idéia.
—Ah!
— Uma idéia... Quer você dar um passeio ao Norte?
Não sei o que lhe disse.
— Você é rico, continuou ele, não precisa de um magro ordenado; mas se quisesse obsequiar-me, ia de secretário comigo.
Meuespírito deu um salto para trás, como se descobrisse uma serpente diante de si.Encarei o Lobo Neves, fixamente, imperiosamente, a ver se lhe apanhava algumpensamento oculto... Nem sombra disso; o olhar vinha direito e franco, aplacidez do rosto era natural, não violenta, uma placidez salpicada de alegria.Respirei, e não tive ânimo de olhar para Virgília; senti por cima da página oolhar dela, que me pedia também a mesma coisa, e disse que sim, que iria. Naverdade, um presidente, uma presidenta, um secretário, era resolver as coisasde um modo administrativo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Roman d'amourObra do brasileiro Machado de Assis.