Capítulo 8: O estudo

4 5 0
                                    


Meu dia começava as 5:00 horas da manhã: Acordava, colocava a roupa de ginástica( uma short leve com uma camisa de poliéster), corria  20 minutos pelo bairro de rico, tomava um banho frío ( frío mesmo), servia meu café da manhã, sentava numa mesa qualquer e escrevia pra passar o tempo ate as 7:00 quando ia para aula.

No caminho passava por muitos casarões  cada um mais lindo e maior do que o outro.

Como alguém pode ter tanto dinheiro assim? Pensava enquanto atravessava aquele bairro de Coronéis.

Pra quem não tem uma noção: Cruz das Almas é uma cidade pequena( 60 mil habitantes) supervalorizada em questão imobiliária por motivos que ate hoje não entendi direito. 300 mil reais é o preço típico de um anuncio de uma boa casa nessa cidade a 140 km da capital.

Chegando na faculdade corria direto para a aula, cumprimentando uma ou outra pessoa conhecida( não se podia se apegar muito por que logo elas abandonavam os estudos...) chegando na sala, onde permanecia sentado pelas 5 horas seguintes.

Existem 8 passos para se provar que um espaço vetorial formado pelas matrizes é de fato um espaço vetorial. E digo mais: Existem 3 passos para se provar que se trata de um sub-espaço vetorial, dizia o professor empolgado no quadro.

Pra que eu quero saber isso? Me perguntava o tempo todo que ouvia coisas daquele tipo. A universidade estava cheia de conhecimentos vazios que por si só não levavam a nada.

Qual a aplicabilidade nisso na engenharia? Perguntava me intrometendo.

A aplicabilidades, respondia o professor coçando a cabeça. Se preocupe primeiro em aprender.

Claro, dizia mais para mim mesmo do que para a turma.

Logo o professor de álgebra saia dando entrada ao Pós Doutor de Cálculo.

Tenham fé jovens, dizia ele ao rabiscar o quadro com símbolos matemáticos só para depois rir um bocado ao estilo dos antigos vilões dos quadrinhos.

Para todo épsilon  positivo e arbitrário existe um delta tal que o modulo da diferença de um número x menos um número A será menor do que delta toda vez que o modulo da diferença da função em x menos o limite desta função for menor que épsilon.

Que maluquice é essa?  Pensei quando li isso pela primeira vez.

Terminada aquela aula ia pra casa cansado, com a mente fervendo mais que qualquer outra outra.

Como vou aprender essas coisas? Desabafava para mim mesmo no caminho de casa.

Eu tenho que aprender... O fracasso não é uma opção...

Dizer isso era complicado quando turmas de 70 pessoas eram reprovadas em massa e cada dia mais se via menos pessoas conhecidas pelo corredor.

O primeiro caso havia sido o de Natália: Uma menina vinda do sul da Bahia que ingressou nas vagas residuais do curso. Um dia ela estava estudando com agente na hora do almoço( todo tempo era tempo de estudar) e no outro dia simplesmente havia aparecido com o pai para se despedi de todo mundo.

Estou voltando pra casa, disse ela sorrindo pra mim. Espero que fique bem moço, que Deus te ajude a conseguir...

Se é para seu bem então até, moça. Mande notícias...

Depois dela foi a vez do Ricardo, da Esterfani, do Luis e de muitos outros que nem lembro mais os nomes com o passar do tempo. O que dificultava ainda mais manter o foco nas disciplinas impossíveis da universidade.

Chegava em casa e me atirava no colchão, descansando a mente umas 2 horas. Restabelecido passava o resto do dia estudando ao som de Cassia Eller e Capital inicial( simplesmente por terem as letras mais doidas que conhecia e que me ajudavam a abstrair mais o espaço vetorial das matrizes), anotando as dúvidas para mais tarde.

Quando tinha um bom número delas ( não demorava muito), voltava a universidade em busca de qualquer professor que pudesse me ajudar.

Estou ocupado, dizia alguns virando a cara.

Entra ai, resmungava outros pensando o contrário

Você não sabe isso? Se queixavam também.

Esse gráfico está todo errado cara, respondia o pós doutor das quantas.

Qual o erro? Perguntava medindo as palavras.

Simplesmente está errado. Na verdade.... Parece estar invertido!

Mas o enunciado perdia com os eixos invertidos professor...

Ha... Pera ai... Meu enunciado pedia com os eixos invertidos?

Sim...

Muito bem, mas essas outras aqui também estão erradas.

E qual o erro?

Infelizmente não tenho mais tempo pra te atender, dizia ele rindo. Mais jogue duro: Você tem fé  né jovem?

Eu só continuo pela fé, engolia as palavras na volta para casa.

Não tardava a chegar as provas, nas quais metade da turma tirava 0 e a outra metade meio ponto, com exceção de poucos casos. Os que se mataram de estudar como eu pra tirar uns 5 e as gostosas da sala que dificilmente pegaram num livro nas ultimas semanas...

Qual o segredo delas? Qual o truque melhor dizendo por que segredo não era pra ninguém.

Ai professorzinho, o Senhor me deu 0 mas eu acho que ta certo isso aqui. Olha professorzinho, vai te uma festa na minha casa hoje a noite, você poderia aparecer, vai ser tão legal...

Festa é? Volte na minha sala mais tarde com sua prova e não te a conselho a vim sozinha viu se não já sabe...

Eu olhava aquilo boquiaberto e nessas horas não via uma só daquelas 'gostosas' se queixando que preferiam ser homem, por que mulher engravidava, mulher tinha cólica, mulher sofria não sei mais o que.

Na guerra cada um usa as armas que tem... Suspirava diante da cena que se desenrolava na minha frente.

Tenha fé jovem, repetia arrumando minhas coisas pra ir embora.

Cruzava a porta, escutando uma comemoração mais ao fundo: Parece que a menina da festa havia conseguido 6 pontos...

Lá na casa do AlbéricoWhere stories live. Discover now