Oito.

502 38 5
                                    

           

Valentina termina a leitura de mais um capítulo de "O ano da morte de Ricardo Reis" deixando um longo suspiro abandonar os seus lábios encarando a biblioteca em seu redor, estava a ser uma autêntica tortura ter de entender as palavras de Saramago sem a ajuda do jovem jogador do Sporting que não estava presente nas suas típicas tardes devido ao jogo que teria contra o Estoril nessa tarde.

Valentina arrependia-se tremendamente de na tarde anterior ter decidido não ler Saramago e andar a vaguear por Lisboa com Francisco, não que não tivera gostado da tarde, muito pelo contrário, tinha adorado, mas ter de perceber estes três capítulos para a verificação de leitura que teria daqui a dois dias estava a deixar-lhe de cabelos em pé, principalmente quando vários livros, muito mais interessantes do que o de Saramago, estavam dispostos nas prateleiras em seu redor.

A jovem morena levanta-se num ápice o que faz com que a sua cadeira faça um barulho estridente fazendo a bibliotecária pousar um dedo nos seus lábios e fazer um "shhhh", única coisa que Valentina vira a velha bibliotecária dizer desde que frequentava esta biblioteca há já quase 1 ano.

Após uma chamada de aproximadamente trinta segundos com a sua amiga Mariana a morena apercebeu-se que a ideia maluca que lhe pairava na cabeça tivera acabado de se tornar real, bastante real até, e ainda lhe custava a crer que iria ver de livre e espontânea vontade um jogo da equipa rival, tudo por causa dele.

Quando o táxi parou em frente ao estádio António Coimbra da Mota e uma enorme onda verde e branca estava diante de si a morena fez uma expressão de desagrado e foi para junto de Mariana que lhe estendia o bilhete para o jogo que começaria dentro de uma hora e meia.

Após entrarem no estádio os olhos de Valentina procuraram logo a razão pela qual ela estava ali no meio da massa associativa do clube rival, e lá estava ele, encostado ao poste direito da baliza do topo norte com os fones nos ouvidos e um livro na mão, livro esse que deixou a morena com um sorriso nos lábios. Francisco estava a ler Pedro Chagas Freitas. Sorriu e apressou o passo até ao lugar que Mariana tinha arranjado para ela.

Francisco perdido, mais uma vez, pelas páginas do livro predileto de Valentina é chamado à realidade por João Palhinha que com um estalar de dedos à frente do rapaz deveras mais baixo o tira do transe fazendo com que este resmungue e tire os fones dos ouvidos.

- Que queres João? Tu sabes que preciso do meu tempo antes dos jogos... - Francisco resmunga.

- Aquela não é a tua miúda?

A tua miúda eram as palavras que passavam repetidamente pela cabeça de Francisco, como assim a sua miúda? Mas após olhar para onde João indicara um sorriso involuntário nasceu nos seus lábios. Ali estava ela, a descer a escadaria da bancada central com um longo casaco vermelho sobre o seu corpo o que a fazia destoar de toda a multidão verde e branca presente naquela bancada, Francisco apressa-se a entregar o seu livro e os fones a Palhinha murmurando um "Já venho, Palhas" e correndo até ao sítio onde a sua miúda se encontrava.

- Valentina. - Geraldes vai chamando o nome da morena quando se vai aproximando da mesma, vendo-a com um sorriso no rosto e a apressar-se a ir até à barreira que separa a bancada do relvado - O que é que uma lampiã ferranha faz num domingo à tarde num jogo do Estoril com o Sporting?

- Bem, eu estava a tentar ler Saramago e não resultou lá muito bem, por isso decidi vir ver um amigo meu a jogar pela sua equipa, que deixa-me que te diga não é lá muito boa, sinceramente eu acho que a equipa está nos distritais. - A morena inclina-se sobre a barra de ferro ficando frente a frente com o jovem jogador e dando uma breve piscadela de olho.

- Amigo? - Francisco pergunta levando a sua mão à cara da rapariga à sua frente e afagando levemente ao seu rosto.

- E não somos amigos, Francisco Geraldes? - Valentina leva a mão ao peito fingindo-se de indignada.

Francisco aproxima o seu rosto do de Valentina e deposita um leve beijo nos seus lábios.

- Amigos, claro. - O jogador diz antes de deixar Valentina e encaminhar-se para os balneários para em breve reentrar para o aquecimento.

Saramago || Francisco GeraldesOnde histórias criam vida. Descubra agora