"Ricardo Reis fechou os olhos, murmurou, Boa noite, Fernando, pareceu-lhe que passara muito tempo quando ouviu a resposta, Boa noite, Ricardo"
"O ano da morte de Ricardo Reis", José Saramago
- "Fernando Pessoa levantou-se, entreabriu as portadas da janela, olhou para fora, Imperdoável esquecimento, disse, não ter posto o Adamastor na Mensagem, um gigante tão fácil, tão" - Francisco lê do outro lado do ecrã sobre o olhar atento de Valentina que, desta vez, toma notas de partes que lhe soam importantes.
Geraldes estava em estágio com a equipa do Sporting para o seu próximo jogo para a Champions League, mas, nem isso demoveu o jogador de futebol de ajudar a sua namorada na leitura de "O ano da Morte de Ricardo Reis".
- Chico, espera aí. - Pediu para poder terminar de apontar algumas coisas no seu caderno.
- Eu espero, Val. - Francisco fecha o livro por momentos encarando a morena à sua frente.
Valentina tinha uma pequena ruga na sua testa enquanto encarava concentrada os apontamentos que escrevia no seu caderno fazendo breves pausas para ler e observar se os apontamentos faziam sentido ao mesmo tempo que mordiscava o topo do seu lápis. E Francisco sorria enquanto observa a sua namorada através do ecrã à medida que pensamentos sobre o quão sortudo era por ter alguém como ela na sua vida inundavam a sua mente.
- Já podes! - a morena levanta o seu olhar para o ecrã de computador vendo Francisco completamente perdido nos seus pensamentos enquanto a encarava - Chico! - torna a chamar enquanto estala os dedos em frente ao ecrã numa tentativa, bem-sucedida, de o acordar do transe. - Estavas no mundo da lua. Estavas a pensar em quê? - pergunta enquanto ri da reação assustada do rapaz ao acordar do transe
- Estava a pensar no quão sortudo sou por te ter na minha vida.
- Francisco! - Valentina resmunga escondendo o seu rosto corado com as suas mãos - Continuando com Ricardo Reis.
Francisco ri com a reação da morena e volta a abrir o livro retomando a leitura sobre o olhar atento da jovem estudante.
- "Ricardo Reis fechou os olhos, murmurou, Boa noite, Fernando, pareceu-lhe que passara muito tempo quando ouviu a resposta, Boa noite, Ricardo" - e quando levantou o olhar já Valentina dormira, mais uma vez, ao som da voz de Francisco a ler a obra de José Saramago. Um pequeno sorriso estava no rosto de Valentina enquanto os seus cabelos desgrenhados ocupavam praticamente toda a sua almofada.
Mais uma vez, observou-a cuidadosamente como se a sua vida dependesse daquilo e um sorriso involuntário aflorou-se nos seus lábios.
- Finalmente calaste-te, porra. E pára de olhar para ela a dormir, isso é assustador! - a voz de João Palhinha fez com que o jogador deixasse de encarar a rapariga adormecida e encarasse o rapaz deitado na cama ao lado enquanto revirava os olhos ao mesmo - Estás tão caidinho por ela que até dá dó Chiquinho! - Francisco voltou a revirar os olhos e levantou o seu dedo do meio em direção do jogador verde e branco antes de o mesmo desligar a luz e acomodar-se na sua cama
Antes de seguir o exemplo de João, Francisco mandou uma mensagem ao primo de Valentina a avisar que a morena havia adormecido durante a sua videochamada pedindo-lhe que a fosse aconchegar para esta poder descansar melhor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Saramago || Francisco Geraldes
Fanfiction"O Ano da Morte de Ricardo Reis" era suposto ser mais um livro obrigatório que faria Valentina morrer de tédio até Francisco Geraldes decidir mostrar a verdadeira beleza do livro de José Saramago à jovem estudante que conhecera numa biblioteca. "- D...