Capítulo 02 - Olhinhos abertos

124 17 2
                                    

Decisões erradas são constantes nas vidas das pessoas e durante um parto não há a menor possibilidade de você tomar decisões conscientes, foi sem dúvida o momento mais vulnerável da minha vida. Ainda mais vulnerável que o meu primeiro encontro o "pai" biológico do meu bebê.

Nada estava muito sob controle com a impressa na porta do hospital e o Yuri ter feito declarações nada verídicas para acalmar os ânimos. Em um primeiro instante achei que a médica que me internou era uma pessoa muito boa no que fazia até o Lucas provar o contrário.

— Vocês tiveram muita sorte! — chegou a doutora sorridente — Consegui vaga no centro cirúrgico e já vamos levar a paciente.

— Centro cirúrgico? — Lucas perguntou — Por qual motivo? — pelo tom de voz dele algo estava errado.

— Para iniciarmos a cesariana. Vamos logo! — falou a médica otimista.

— Não vamos! — Lucas cruzou os braços — O parto está evoluindo bem, a paciente é jovem e saudável. A pressão arterial estava ótima. Qual o motivo da sua intervenção?

— É praxe. Fazemos assim por aqui. Lógico que nossas pacientes são mais esclarecidas e chegam aqui pela manhã com hora marcada. — a doutora colocou as mãos na cintura e empinou o nariz.

— Esclarecidas? Que ótimo! Gostaria muito que você desse todos os argumentos para Juliana sobre os riscos de uma cesariana desnecessária e deixasse ela decidir o que acha melhor.

— Juliana. — ela olhou para mim e fez bico — A cesariana tem os mesmos riscos de qualquer cirurgia. Está bom para você?

— E... quais seriam esses riscos? — perguntei quase sem voz.

— Sabe de uma coisa! Falta só meia hora para acabar o meu plantão. Depois nem sei quem está na escala. É cesárea! É pegar ou largar. Vamos! — neguei — Se quer parir feito uma índia deveria ter ficado em casa.

— Escuta aqui... — Lucas estava muito vermelho — projeto de médica! Para sua informação as princesas na Inglaterra têm parto natural e saem da maternidade horas depois, felizes. A Organização Mundial da Saúde sugere apenas 15% de cesarianas e no nosso país o número é quase 80%. Não interessa a sua praxe e o que você está acostumada. A Juliana tem direito de escolha e tem que ser respeitada. E não sou leviano ao dizer que uma índia deve saber mais de parto natural que você. Ju. — olhei para ele — os riscos de morte e complicações em uma cesariana são sete vezes maiores que o parto natural. Eu acho que você tem todas as condições e eu estou aqui e sei o que fazer, já ajudei em mais de 30 partos no semestre passado. O que você escolhe?

— Eu gostei mais do que você falou. Doutora pode sair.

Assim que a médica saiu pisando forte no chão, veio o serviço de hotelaria do hospital e nos serviu água e sucos. Logo depois chegou o jurídico cheio de papéis que tínhamos que assinar.

— Que experiência espetacular! — Yuri falou do sofá — Meu Deus! É o melhor laboratório que fiz na vida! Estou preparado para qualquer cena de parto de agora em diante.

— Finja que está morto nesse sofá antes que eu te jogue para fora também! — Lucas protestou e Yuri levantou as mãos para o alto em uma pose defensiva — É um momento único da Juliana! Não quero que você a incomode. — Yuri fez umas poses esquisitas com os braços que me fez rir.

Meu pai chegou parecendo ter vindo de uma guerra, Lorena estava mais tranquila e minha irmã sorria sem parar!

— Ai Ju! Hoje é meu aniversário, ontem foi à festa. Eu nem acredito que vou ser tia no dia do meu aniversário! É sensacional demais. — depois de uma festa que dançou sem parar eu nem sei como minha irmã ainda tinha energia para pular.

Nossos laços de amor. COMPLETOOnde histórias criam vida. Descubra agora