Capítulo 20 - A verdade

1.4K 135 19
                                    



- Eu sabia que havia rolado alguma coisa entre vocês. - digo deixando claro a minha chateação.

- Mas você não sabe o motivo... - Jughead também parecia incomodado.

- Desembucha logo! - falei quase sem paciência.

- Ok. Então... - ele se ajeita na cama, parecendo tentar buscar palavras para começar a explicar. - Algum tempo atrás, eu estava trabalhando em uma investigação a crimes políticos cometidos contra o estado. Você sabe, corrupção, fraude, lavagem de dinheiro. - eu assenti com a cabeça, e então ele continuou a falar. - Eu descobri que Ricky Mantle, pai do Reggie, estava envolvido com um esquema de desvio de verba pública. Contatei o sheriff Keller assim que comecei a descobrir os podres de Ricky. A ideia era levar tudo isso a público, com uma matéria exclusiva no jornal sobre a má conduta dele. Foram dias de tocaia em frente á mansão dos Mantle, sem sucesso. Não descobrimos nada além do que já sabíamos. A polícia decidiu arquivar o caso por falta de provas e pediu para que eu ficasse de olho nas atividades de Ricky. Sem falar nada para o senhor Keller, em uma reunião da imprensa em que participei, encontrei Ricky por lá e coloquei nele uma escuta. Na mesma noite do evento, Ricky e Oliver, o seu filho mais velho tiveram uma discussão intensa...

- Oliver é o irmão morto de Reggie? - perguntei assustada com o rumo que a história estava tomando.

- É. - o rosto de Jughead corou. - Oliver descobriu as atividades ilícitas do pai, e que o dinheiro estava indo todo para a conta do irmão mais novo. Ricky tentou contornar a situação, mas Oliver não deu o braço a torcer, mais tarde naquela mesma noite, Oliver foi tirar satisfação com o irmão. Reggie era o filho favorito, era o sucessor e a prioridade de Ricky, e não abandonaria por nada o cargo, nem tiraria um centavo de sua conta bancária pelo irmão. Oliver resolveu chantagear Reggie, dizendo que contaria tudo para a polícia e para a mídia se o irmão não fizesse o que ele queria. Sem querer abrir mão da fortuna ou fazer parte de um escândalo político que mancharia o seu nome, Reggie matou Oliver. Tudo isso por...

- Disputa de poder. - as palavras saíam quase sem força nenhuma de minha boca.

- Exato. - Jughead concordou.

- Mas onde você entra nessa história? - perguntei.

- A pior parte veio depois da morte de Oliver. Reggie foi atrás de Sweet Pea para que alguém do Southside Serpents sumisse com o corpo.

- E você ficou sabendo. - completei.

- Fiquei. E não aceitei que isso acontecesse, é claro. Tudo aconteceu muito rápido, não tive tempo de conversar com o sheriff Keller.

- Tudo isso aconteceu antes de você ir pra Toledo com a sua mãe. Nós estávamos juntos, por que não me contou?

- Eu tive medo de te colocar em perigo, Betty. Tenta me entender.

- Eu entendo, é claro que entendo. Mas foi por isso que os seus amigos do Southside foram lá em casa enquanto você ainda estava em Toledo?

- Foi pra avisar que meu pai estava em perigo. Quando saí de Riverdale deixei tudo nas mãos do meu pai, mesmo sabendo que não seria uma boa escolha. Os Mantle descobriram que eu sabia de tudo, não sei como. E como não podiam me machucar, colocaram meu pai em cana.

- Foi Ricky quem mandou prendê-lo?

- Meu pai estava fazendo bicos pra se manter. Você sabe como ele é teimoso, mesmo eu tendo condições de mantê-lo numa situação financeira estável, ele queria ter seu próprio dinheiro. Ele já tinha feito alguns trabalhos para o sr Mantle, então aceitou quando foi questionado se poderia fazer uma entrega em Nova York. No carro tinha uma quantidade significativa de cocaína.

- Quanto? - perguntei.

- O suficiente para mantê-lo preso por bastante tempo, e consequentemente, me manter ocupado. - ele respondeu.

- Eles usaram o seu pai como bode expiatório. - comentei em meio a um turbilhão de pensamentos.

- Eu receio que queiram fazer mais. Primeiro, o assunto caiu no esquecimento. Além do meu pai preso, não recebi nenhum tipo de ameaça por saber tudo o que sei. Ricky agora está trabalhando em Ohio e a polícia continua a investigar a morte de Oliver, mas também sem sucesso.

- Mas você sabe de tudo, Jug. Por que não conta para a polícia?

- Você acha mesmo que eles acreditariam em mim? Eu coloquei uma escuta em Ricky. Isso é ilegal! Eu sou jornalista e filho de um homem que tem várias passagens pela polícia. Não pareço muito confiável.

- Jughead, o mínimo que você contar já pode ser o suficiente para eles mudarem o foco das investigações. Eles só estão procurando o assassino no lugar errado, se você apenas citar o nome de Reggie, talvez eles possam descobrir.

- O Reggie provavelmente tem um bom álibi. Eles têm dinheiro e podem conseguir qualquer coisa com suborno. Além do mais, se eles se virem ameaçados por mim, não dou muito tempo para que consigam fabricar alguma prova idiota contra mim ou contra meu pai. Os Serpents também estão em perigo, e eu sou o único que pode protegê-los. - Jughead coloca as mãos sobre a cabeça. - Reggie trabalhando com você também me deixa aflito. Ele quer intimidade, Betty, e isso não é nada bom.

- Pode ser bom. - lanço um olhar inquisitivo para Jughead, já tentando fazê-lo aceitar a ideia que acabo de ter.

- O quê? Como assim?

- Já que você sabe de tudo e não tem nenhuma prova concreta ainda, nós vamos fabricá-la.

- Não fala besteira, Betty.

- Vamos fazer Reggie assumir a autoria do crime. - digo rápido demais.

- Como?! - ele quase grita e arqueia a sobrancelha quando me vê levantando da cama e ir de encontro ao meu closet.

- Com isso. - coloco sobre a cama o revólver que havia ganhado da minha mãe e um gravador de voz.

Between Us ▶ Bughead |CONCLUÍDA|Onde histórias criam vida. Descubra agora