" Tal é a vontade de Deus que quis que tenhamos tudo por Maria. Se, portanto, temos alguma esperança, alguma graça, algum dom salutar, saibamos que isto nos vem por suas mãos" (São Bernardo).
" Todos os dons, virtudes e graças do Espírito Santo são distribuídos pelas mãos de Maria, a quem ela quer, quando quer, como quer, e quanto quer". (São Bernardino de Sena).
" Eras indignos de receber as graças divinas: por isso elas foram dadas a Maria, a fim de que por ela recebesses tudo o que terias" (São Bernardo).
142. Deus, vendo que somos indignos de receber suas graças diretamente de suas mãos divinas, dá-as a Maria, a fim de obtermos por ela o que Ele quer dar; e também redunda em glória para Ele receber pelas mãos de Maria o reconhecimento, o respeito e o amor que lhe devemos por seus benefícios. É, pois, muito justo que imitemos o procedimento de Deus, a fim - diz São Bernardo - de que a graça volte ao seu autor pelo mesmo canal por onde veio: " Ut eodem alveo ad largitorem gratia readeat quo fluxit".
É o que fazemos por meio de nossa devoção: oferecemos e consagrados à Santíssima Virgem tudo o que somos e tudo que possuímos, a fim de que Nosso Senhor receba por sua mediação a glória e o reconhecimento que lhe devemos. Reconhecemo-nos indignos e incapazes de, aproximar-nos de sua majestade infinita; e por isso servimo-nos da intercessão da Santíssima Virgem.
143. Além disso, é uma prática de grande humildade, virtude que Deus ama acima de todas as outras. Uma alma que se eleva a si mesma, rebaixa Deus; Deus resiste aos soberbos e dá sua glória aos humildes (Tg 4,6). Se vos rebaixados crendo-vos indignos de aparecer diante dele, Ele desce, rebaixa-se para vir até vós, para comprazer-se de vós, e para vos elevar. Quando, porém, tentamos aproximar-nos atrevidamente de Deus, sem medianeiro, Deus se esquiva e não conseguimos atingi-lo. Oh! quanto Ele ama a humildade de coração. É a esta humildade que convida esta prática de devoção, pois ensina a não nos aproximarmos diretamente de Nosso Senhor, por misericordioso e doce que Ele seja, mas a nos servirmos sempre da intercessão da Santíssima Virgem tanto para comparecer diante de Deus como para lhe falar, aproximar-nos dele, oferecer-lhe qualquer coisa, para nos unirmos ou nos consagrarmos a Ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem
Spiritual"Se a devoção à Santíssima Virgem nos afastasse de Jesus Cristo, seria preciso rejeitá-la como uma ilusão do demônio. Mas é tão o contrário, como já fiz ver, está devoção só nos é necessária para encontrar Jesus Cristo, amá-lo ternamente e fielment...