Não de Recomendação mas de oração...

566 15 1
                                    

    Se há livro que não precise de recomendação alguma - tão recomendado anda ele neste mundo, em não sei quantas línguas, e por si mesmo e por legiões de admiradores e seguidores - é o livro clássico de São Luís Maria Grignion de Montfort, com o título Traité de la vraie devotion à la Sainte Vierge.
   Toda a sua razão de ser, toda a sua argumentação, toda a sua finalidade e todo o seu encanto resumem,precisamente, nas primeiras palavras da introdução: É pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, é pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo deve reinar no mundo, isto é, no pequeno mundo, que é a alma humana; no mundo amorzinho que é a família; e no grande mundo que são as sociedades, as nações. Eis o grande mistério de Maria, que Montfort anuncia com a eloquência convincente de um apóstolo, quer dizer, de uma alma apaixonada.
   "Nos séculos passados - escreve o Rev. Pe. Bernard, O.P., em seu livro também admirável sobre Nossa Senhora - ninguém como o B. Grignion de Montfort tanto contribui para espalhar entre as Almas esse sentimento de nos a dependência para com a Santíssima Virgem e de sua maternidade para conosco. Ouvindo-o publicar com tanto fervor e inspiração esse mistério, a gente julgaria ouvir São Paulo pregando à Igreja primitiva sobre a riqueza insondável de Jesus Cristo."
   Um livro assim não precisa de recomendação. Mas precisa de oração. O santo autor já previa a raiva do inferno e dos homens de má vontade contra este livrinho destinado a colocar as Almas no regaço maternal de Maria, no mesmo regaço onde nasceu Jesus.
   Que se reze, pois para este livro feito com tanto carinho se torne muito conhecido. Que se reze, principalmente, para que as Almas boas compreendam a doutrina sublime destas páginas e, compreendendo-a, a saibam viver.
   É um livro, pois, que não precisa de recomendação alguma, mas sim de oração, para que, a despeito das arremetidas da impiedade e da falsa piedade, ele realize, entre nós também, o seu apostolado de santificação e de elevação das almas, por Maria, em Jesus Cristo.
   Vai, livrinho de ouro, vai nas asas da oração de todos que te admiram, vai ensinar às almas por este Brasil afora que Maria é nossa é nos somos de Maria, por que Maria é de Cristo e Cristo é de Maria, que no-lo seu.

          Fr. Henrique G. Trindade, O.F.M.
     Guaratinguetá, dia de Nossa Senhora do Carmo, 1938

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima VirgemOnde histórias criam vida. Descubra agora