"você é o que faz"

53 2 0
                                    

SEGUNDA-FEIRA
09:45
Ana está saindo da sala para o intervalo. Ela vai ao encontro de Samira e Nick. Manu não havia vindo hoje para a escola. Enquanto Vick não disse uma se quer palavra a Ana hoje na sala.
Ana vai até a lanchonete, mas toca no seu bolso de trás da calça e percebe que esqueceu o dinheiro. Ela volta para a sala, a menina passa por algumas pessoas que ainda a olham estranho, cochicham ou a insultam. Ela chega na sala e abre sua mochila a procura do dinheiro. Mas ela encontra uma carta. Ela estranha, mas abre.
Na carta dizia:
"Se tu gosta do teu cabelo, sugiro bater foto dele pra guarda de lembrança. Quero ver tu roubar o namorado das outras quando eu te deixar toda deformada sua puta imunda.
Ps: deixei um desenho com sangue do meu tampão atrás pra demonstrar todo o meu amor por você"
Ana vira a folha para conferir e vê um desenho de um coração feito com sangue. Ela larga a folha imediatamente.
Alguns colegas de classe assistem o desespero da menina.
Ana: vocês viram quem colocou isso aqui?
Ninguém responde todos ficam calados.
Ana: ninguém? Não viram nada?
Todos viram o rosto. A menina sai da sala correndo para o banheiro.
Ela entra no banheiro da escola e lava as mãos tirando qualquer vestígio de sangue menstrual.
Enquanto ela enxuga as mãos, ouve alguém chorando no banheiro. Logo depois a pessoa sai. É Vick quem estava chorando.
Ana: Vick ta tudo bem?
Vick sorri: ah sim.
Ana: você estava chorando?
Vick: não. Eu só estou gripada.
Ana sabe que não é verdade. Mas não insiste porque Vick não falaria de qualquer forma.
Ana: e você tinha razão. Estamos mesmo na lista negra das meninas do terceiro ano.
Vick dá de ombros.
Vick: que seja. Eu não estou mais no grupo.
Ana: como assim? Por que não?
Vick: porque todas lá me odeiam.
Ana: Vick isso...
Vick: pode dizer as meninas?
Vick interrompe a amiga.
Ana apenas concorda com a cabeça. Vick está se dirigindo a porta, Mas Ana a chama.
Ana: Vick?
A menina se vira para a amiga.
Ana: eu só... queria que você soubesse que eu não sou o tipo de pessoa que rouba o namorado de outra.
Vick: hum. E que tipo de pessoa você é?
Ana fica calada. Ela queria ter uma resposta, mas não consegue achar nenhuma.
Vick sai do banheiro sem dizer mais nada.

TERÇA-FEIRA
14:35
Ana está em seu quarto fazendo algumas pesquisas de melhores escolas para estudar. Ela encontra algumas que seriam boas. Mas estão lotadas. As únicas disponíveis são públicas, e seu pai detesta escolas públicas.
Ela analisa e pensa sobre o assunto. Ana é pega de surpresa por Cat que bate na janela de seu quarto.
Ana corre até a janela e a abre, para Cat entrar.
Cat: Ei.
Ana: oi.
As duas se abraçam apertado.
Ana: por que não bateu na porta? Meu pai não está em casa.
Cat: sua janela é bem mais legal. Me sinto Romeu indo ver Julieta.
Ana ri do comentário da amiga.
Ana: Cat as vezes você é tão clichê.
Cat: ok. Deixa o meu clichê de lado. E me diz como tu tá?
Ana respira fundo.
Ana: bem... de alguma forma.
Cat sorri simpática para a amiga.
Ana: você tem falado com o Lucas? Ele ainda ta bravo comigo?
Cat: ham... sim eu tenho falado com ele. Bem ele não fala muito sobre, mas não parece mais estar zangado ou algo do tipo.
Ana sorri fraco.
Cat: você não foi para a escola, por quê?
Ana: eu... decidi mudar de escola.
Cat: Por que?
Ana: porque ta tudo uma merda lá.
Cat: nossa!
Ana: o que foi?
Cat: não. É só que... Eu não sabia que você é esse tipo de garota. Sabe que desisti fácil.
Ana: o que isso quer dizer?
Cat: que eu imaginei que você não desistisse tão rápido.
Ana: é fácil dizer. Não é você que passa nos corredores é todos te chamam de puta. Não é você que recebe cartas de ameaças dizendo que vão corta seu cabelo.
Cat: como assim? Te mandaram um carta te ameaçando?
Ana afirma com a cabeça.
Cat: mas isso não pode ficar assim. Você contou para alguém?
Ana: eu fui até o diretor da escola e ele disse que ia resolver isso.
Cat: isso é muito injusto cara. Você receber esse ódio todo.
Ana: eu só queria entender. Porque o Nick fez isso.
Cat: isso o que?
Ana: contou para a namorada dele, e eu pedi para ele não fazer isso.
Cat: você tem certeza que foi ele?
Ana: sim. Ele era a única pessoa que sabia além de mim e você.
Cat sorri fraco: é claro.
Ana: Ana eu não sei se o Nick fez isso para querer voltar com a namorada dele. Ou por que queria me separar do Lucas. Talvez ele pensou que se eu terminasse com Lucas ficaria com ele.
Cat ri.
Ana ri ao vir em sua mente um pensamento.
Ana: ou talvez ele seja gay e queira ficar com o Lucas.
Ana ri ao terminar a frase. Cat fica seria e depois se apressa em ir embora.
Cat se levanta da cama. E parece pensar em algo.
Cat: é Ana. Eu já tenho que ir. Lembrei que tenho que fazer uma coisa. Ta bom?
Ana: ta bom. Mas o que você vai fazer?
Cat: um negócio para minha mãe. Mas a gente se vê.
Ana se levanta abraça a amiga.
Cat vai até a janela a abre e sai.

SKAM Brasil Onde histórias criam vida. Descubra agora