"um brinde a sua libertação"

48 4 0
                                    

SÁBADO
10:20 
Manu está em frente a seu apartamento esperando por Patrick. Os dois haviam marcado de se encontrarem para conversar sobre o ocorrido sexta. enquanto espera o garoto Manu pensa sobre seu relacionamento, se fez a escolha certa, ela sempre soube que Patrick era desse jeito, que briga, mas pensou que pudesse mudá-lo.
Patrick está vindo em sua direção de cabeça baixa, assim que se aproxima da menina, ele abre um sorriso.

Patrick: bom dia!

Manu o olha da cabeça aos pés, analisando cada canto de seu rosto e corpo.

Manu: bom dia!

os dois ficam calados.

Patrick: eu ganho um beijo?

Manu: você acha que merece? 

Patrick: eu acabei de vir do hospital, então acho que sim.

Manu: e por que estava lá?

Pergunta a menina ironizando.

Patrick: exame de rotina?

manu: não seja palhaço.

Patrick: o que quer que eu diga? você sabe porque eu tava lá.

Manu: sei, e é esse o problema. Você quebrou sua garrafa na cabeça daquele garoto.

Patrick: eu sei, mas não se preocupa. eu tenho outra.

O garoto sorrir ao terminar a frase.

Manu fecha ainda mais a cara.

Manu: isso não tem graça. Viu não dá pra conversar com você. você não me leva a sério.

A menina se vira para entrar em seu apartamento, mas Patrick a segura pelo braço.

Patrick: pera, pera aí Manu. eu só to tentando aliviar pra mim, eu sei como você fica brava, mas o que tu queria que eu fizesse? esses caras estão na cola do Nick a um tempão, eles bateram nele e nos meus outros amigos, como eu deveria reagir? 

Manu: de qualquer outra forma menos com violência. Isso não vai parar aqui e você sabe disso. Eles bateram no nick e vocês foram lá e bateram neles, eles quebraram seu carro e vocês foram lá e quebraram a moto de um deles. e agora que você quebrou uma garrafa na cabeça de um deles, o que vão fazer com você? te dar um tiro?  

Patrick: não leve isso tão a sério. eles são filhinhos de papai, não tem arma ou qualquer coisa do tipo.

Manu: isso não impede eles de comprarem ou arranjarem com qualquer outra pessoa. Você sabe muito bem que não são apenas ladrões em motos e de bonés pra trás que têm armas, os de terno e gravata também têm.

Patrick ri.

Manu: do que tá rindo?

Patrick: você sempre envolve algo aleatório em nossas discussões, coisas como política, problemas ambientais e sociais. costuma fazer isso sempre?

Manu não acredita que tudo o que o menino prestou atenção foi nisso.

Manu: quer saber...

Patrick: ta ok Manu, escuta. Tudo o que nós conseguimos no Brasil foi com violência e revoltas, absolutamente tudo! revolta da armada, revolta de canudos, revolta federalista, revolta da vacina, revolta da chibata entre outras. o mundo gira em torno de violência e guerras.

Manu: isso não tem a ver com luta por direitos. Vocês estão brigando porque querem, se quisessem resolver tudo, já teriam feito. sabe quantas pessoas morrem por falta de diálogo e impaciência? por falta de empatia e resiliência? o Brasil é um dos países mais violentos do mundo e você acha isso normal? 

SKAM Brasil Onde histórias criam vida. Descubra agora