SE VOCÊ NÃO TERMINOU DE LER OS DOIS LIVROS, NÃO LEIA ESSA PARTE.
SE VOCÊ É DO TIPO QUE PULA ATÉ O FINAL DO LIVRO PARA VER O QUE ACONTECEU/LER OS COMENTÁRIOS DAS PESSOAS SOBRE O FINAL (EU RS), ESSA SEÇÃO CONTÉM SPOILER.
esteja avisado(a) e não me perturbe com isso depois.
é sério.
por que a alana não ficou com o tomás no final?
ué. por que ela ficaria? na vida real, você ficaria com uma pessoa que te manipulou e por muito tempo te fez sentir que você tinha que atender a determinada expectativa para merecer ser gostada, por mais maravilhosa que você achasse que ela fosse no começo?
me desculpe, mas a necessidade de um "final feliz" clássico, naquele que a mocinha fica com o mocinho por quem ela se apaixonou pela primeira vez e etc. perpetua uma série de ideias que eu não julgo saudáveis, e não quero ser a porta-voz desse tipo de relação. primeiramente, só porque você se encantou com um personagem masculino, não significa que ele seja uma pessoa boa. só porque você esperava que essa pessoa não necessariamente boa terminasse junto com a alana, não significa que isso deva acontecer.
além do mais, alana teve um final feliz. ela é uma pessoa que passou por um momento complicado após sofrer em um relacionamento que a cegava para vários aspectos problemáticos do relacionamento, encontrou uma nova paixão (a escrita), um novo companheiro (o benjamin), um novo desafio (a vida em uma cidade grande), e, de quebra, encontrou o perdão de uma das pessoas que ela mais amava, e quem mais havia magoado.
o tomás vai ser preso? o que vai acontecer com ele?
assim como no finale de NCNBM, eu quis deixar essa questão em aberto.
na vida real, as pessoas ruins, as pessoas que nos magoam, que fizeram mal para nós, não necessariamente vão "ter o que merecem". e a vingança é uma ideia que funciona bem na ficção, mas na vida real é algo muito destrutivo.
se tem uma coisa que eu quis mostrar nesse livro, é que as mágoas e ressentimentos só fazem mal a nós mesmas, nos envenenam, travam nossa vida. silvia passou anos procurando por tomás para se vingar dele pelo que fez a alana; alana transformou a própria mágoa em um comportamento doentio; brenda internalizou todos os sentimentos de abandono e rejeição, e se tornou uma pessoa extremamente amarga e infeliz. deixem as pessoas ruins terem o que merecem, no tempo que merecem (acredite em mim, a hora delas vai chegar).
brenda consegue alcançar o sucesso que ela queria? ela vence o campeonato nacional?
vocês conhecem a brenda. acham mesmo que ela não vai conseguir tudo o que ela quer? haha. mas agora é sério: toda a construção que eu fiz no que diz respeito à brenda tem a ver com o fato de que ela é uma menina muito forte, capaz de sobreviver a qualquer coisa. até a perdas muito grandes, como a fortuna da família, a integridade física e, como era o plot principal em menina malvada, suas melhores amigas. ainda que ela tenha se abalado em algum momento (ela é humana, afinal), ela tirou dessa situação a força para continuar lutando. além disso, como não poderia deixar de ser, as dificuldades fizeram com que aflorasse um dos traços mais preciosos da personalidade dela, que é a vontade de ajudar os outros.
amo minha brenda e vou protegê-la.
alana finalmente vai ter o seu final feliz? ela e ben vão ficar juntos?
acho que o que eu tentei demonstrar ao longo desses livros é que o final feliz de alguém não necessariamente precisa ter a ver com encontrar felicidade em um relacionamento. alana cresceu muito ao longo das duzentas e cinquenta mil palavras que formam esses dois livros, e eu tenho muito orgulho dela. com certeza, na medida em que ela encontrou o amor próprio e está feliz consigo mesma, esse amor será espelhado nos relacionamentos que ela tiver do ponto final para frente.
o que acontece com a silvia depois do fim do livro?
silvia some completamente do mapa e vai viver a vida que ela sempre quis, mas foi limitada pelos pais controladores, pelas próprias inibições, pelas inseguranças com a própria sexualidade, e, claro, pelo fato de que ela passou a adolescência e começo da vida adulta procurando o professor tomás.
ela nunca mais volta para casa, ou a viver com os pais.
mika e thales vão conviver com a filhinha deles?
essa é outra questão que eu fiz questão de deixar em aberto. você pode imaginar esse final como você quiser. eu particularmente imagino que eles vejam que a filha deles está bem e feliz, vivendo em uma família que a ama e é capaz de prover tudo que ela precisa para se desenvolver da melhor forma possível. os dois eventualmente se curam, e seguem suas vidas. para mim, eles nunca chegam a ser um casal.
o que te inspirou a escrever menina malvada?
como não poderia deixar de ser, os mil e um pedidos para que houvesse uma continuação. além disso, quando eu comecei a escrever esse livro, eu queria escrever algo mais maduro, com temas mais obscuros, que pudessem explorar melhor as personagens que criei em não confie nas boas meninas.
Se sua dúvida não foi sanada pela minha compilação acima, não se esqueça de deixar aqui a sua pergunta! Eu responderei seu comentário com o maior prazer, e poderemos conversar abertamente sobre Boas Meninas/Menina Malvada.
Com amor, B
VOCÊ ESTÁ LENDO
Menina Malvada
ChickLitMini-sequência oficial de "Não Confie Nas Boas Meninas". Uma mais profunda, sombria e excitante análise sobre os personagens de Não Confie Nas Boas Meninas. Descubra o que acontece com Alana, Brenda e Silvia após deixar o Colégio, e o destino daquel...