Sou Maior Que o Meu Corpo

276 94 247
                                    

O cônego Apolonio Graciano brilhantemente disse numa homilia que ele era maior do que qualquer coisa que pudesse acontecer com ele. Que todas as coisas: tristeza, desgraça e sofrimento, estavam além da sua porta. Dizia que estava dentro de sua casa e que possuía a chave...

Devemos, quando qualquer dificuldade nos abater, lembrar desse pensamento. Todas essas coisas que achamos "ruins" estão do nosso lado de fora. Basta não deixarmos entrar no nosso interior. Sim, é muito difícil evitar que isso aconteça. Mas também temos de lembrar que todas as dificuldades podem abrir um novo mundo para nós. Podem liberar a nossa capacidade de superação. Basta querermos dar o primeiro passo rumo à superação...

Muito do nosso sofrimento vem da nossa incapacidade de admitirmos nossas fraquezas. É tão difícil admitir que temos de mudar (afinal nos achamos sempre tão perfeitos!), que erramos (sim, nós também erramos), e procurar trabalhar a nossa humildade (já reparou o bloqueio que sentimos quando temos de procurar alguém para pedir desculpas?). Todos esses pontos de aceitação são necessários antes de podermos dar esse passo adiante.

Todos nós já passamos por diversos momentos em que pensamos que o mundo iria desabar nas nossas costas. Que tudo parecia ter chegado a um ponto sem volta. Que não teríamos mais força para continuar. Qual não é a nossa surpresa quando olhamos para trás e verificamos que tivemos como seguir adiante e deixamos essas mesmas dificuldades fora da nossa porta. Não deixamos que elas entrassem e se apoderassem da nossa casa. A maior dificuldade é que para cada situação desconfortável teremos de procurar a solução.

Não existe uma regra padrão para seguirmos. Os caminhos são diferentes para cada pessoa. A luz no fim do túnel pode se manifestar de diversas formas. O importante é saber que para nossas dificuldades, a vida não apresenta uma padronização de solução. Muitos se perdem justamente por não saberem aceitar a existência de diversos caminhos, cada qual individualizado nessa vida para propiciar uma solução.

Nenhuma receita de vida poderá ser aplicada à sua dor. Cabe a você enxergar a saída. Aceitar esse momento. Saber ceder. Dar o primeiro passo rumo à solução do problema. Precisamos trabalhar a nossa humildade de forma mais realista. Se não percebemos que precisamos mudar, reinventar-nos, não conseguiremos enxergar as opções que a estrada da vida nos propicia para seguir adiante.

Todas essas dificuldades que a vida nos impõe não existem dentro de nós. Estão do lado de fora da nossa casa. Basta sabermos que estamos seguros e que possuímos a chave da porta. Não vamos deixar nada disso entrar e se apoderar de toda a nossa vida.

As dificuldades são barreiras que podem nos atrapalhar de irmos adiante, mas não podem ser um fator determinante para que fiquemos parados na vida. Nosso destino é seguir em frente. O aprendizado nos espera. A cada dia há uma nova descoberta na vida. A cada momento um novo aprendizado interior. E tudo isso é possível porque possuímos a chave da nossa vida.

NARRADOR Onde histórias criam vida. Descubra agora