No seriado Gossip Girl a personagem Serena Van Der Woodsen diz a seguinte frase: "Se eu tivesse de tirar da minha vida todos que já cometeram erros, não sobraria ninguém". Se prestarmos atenção em todas as pessoas com as quais nós nos relacionamos ou já nos relacionamos, vamos verificar que isso é a mais pura verdade. Afinal errar, independente dos motivos, é algo inerente ao ser humano.
Erramos para aprender, crescer e até mesmo para viver. Errar faz parte do nosso dia a dia. É interessante nesse seriado, como os personagens se interagem e sempre alguém falha com o outro. Contudo, a capacidade de eles se perdoarem é notória. Talvez por essa razão todas as tramas que são desenvolvidas no seriado fazem tanto sucesso. Nessas estórias, o perdão e a aceitação de um erro é sempre evidente. No fundo, gostamos de saber que o ser humano ainda é capaz de saber perdoar.
Na vida real a coisa não é tão fácil assim. Achamos que o erro é sempre do outro. O mais interessante é que esquecemos que não são somente os outros que erram. Nós também erramos, e muito. A dificuldade de podermos nos analisar durante as ações da vida é que nos fazem imaginar que os outros sempre são os errados.
Devemos lembrar que podemos ser aquele que erra na vida de outra pessoa e que não gostaríamos de ser excluídos da vida de ninguém. A lição que temos de aprender aqui é a de que precisamos doar para podermos sobreviver de modo coletivo na vida. Achar que o erro está do outro lado é muito fácil, e o que é pior, nem sempre é a verdade, nem sempre nos leva a uma solução.
Termos consciência de que erramos também, e ter serenidade para saber que o erro pode ser nosso e não do outro é um privilégio daqueles que compreendem que a vida deve ser vivida de forma coletiva e que não somos melhores do que ninguém. Somente coletivamente poderemos ser maiores do que somos na realidade. Compartilhar da capacidade que cada pessoa do nosso convívio possui é altamente benéfico para a nossa evolução.
Trabalhar a nossa humildade é um dos fundamentos da vida. Infelizmente, a forma como se conduz a educação das pessoas não prioriza esse importante ponto. Somos programados para ganhar e vencer. Dessa forma, não temos opção para reconhecer que podemos errar. O errar ficou estigmatizado como derrota e fomos educados para vencer.
A ideologia do que é um vencedor é que deveria ser modificada. Deveríamos ter consciência de que reconhecer um erro, pedir desculpas ou qualquer outra ação visando a consertar uma falha não significa perder. Pelo contrário, pode significar o início da direção de uma harmonia social, fundamental para quem quer ser um vencedor. A humildade conduz ao sucesso.
Perdoar e ser perdoado faz parte da vida. As pessoas que possuem o bem dentro delas sabem o quanto isso é importante. Dessa forma, temos sempre nosso círculo de amizade formado. Não ter ganância por poder social é também de suma importância. Não estamos a disputar um posto político. Estamos a nos relacionar como seres humanos, e como tais, devemos ser capazes de querer sempre ir em direção do acerto e do bem comum. Se sou capaz de perceber meus erros e aceitar os erros dos outros, serei capaz de manter sempre todas as pessoas que erram próximas a mim, pois saberei perdoá-las e pedir desculpas. Perdoar, portanto, é de suma importância no convívio social.
Agradeço sempre a Deus quando consigo ter a serenidade de perceber meus erros e a humildade de me desculpar por eles. Somente dessa forma posso seguir em frente em um amplo e saudável convívio social. É a única maneira com a qual posso ser honesto comigo mesmo. É a forma como poderei subir aos poucos cada um dos degraus da longa escada da jornada da vida. A todos que um dia eu Fernandes Alexandre cometi algum erro, aproveito para pedir minhas mais sinceras desculpas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
NARRADOR
NonfiksiEu sempre disse que seria mais feliz sozinho. Teria meu trabalho. Meus amigos. Mas ter mais alguém na sua vida o tempo todo? São mais problemas que o necessário. Ao que parece, estou nesta situação. [...] Há um motivo para dizer que eu seria mais fe...