No discurso de formatura, na Universidade de Stanford, nos EUA, no ano de 2005, o ex CEO da Apple, Steve Jobs, conta-nos uma história sobre amor e perdas, relatando que em determinado momento de sua vida tudo parecia uma merda.
Ele foi mandando embora da empresa que simplesmente criara. Isso poderia representar o fundo do poço para muitos, mas para ele foi o início de uma trajetória de sucesso.
Ele continuava a amar o que fazia e isso fez o diferencial. Justamente por ter sido mandado embora ele fundou as empresas Next e Pixar, que criou o primeiro grande filme de animação por computador chamado "Toy Story" e que é hoje o estúdio de animação mais bem sucedido do mundo...
Essas empresas foram responsáveis pelos avanços que ele teve na volta a Apple. Se não fosse essa nova tecnologia, a Apple não seria hoje o que é. E mais, talvez se ele tivesse permanecido na Apple não teria sido forçado a criar essa nova tecnologia e nada do que conhecemos hoje seria realidade, nem a Apple seria essa gigante da tecnologia.
Após sua saída da Apple, Jobs também conheceu a mulher que se tornaria mais tarde sua esposa. Segundo ele, nada dessas coisas maravilhosas teriam sido possíveis se ele não tivesse sido mandado embora da empresa que criara e fundara.
Se pensarmos, o que para muitos teria sido motivo suficiente para se achar no fundo do poço, para ele foi o ponto marcante da vida para novas oportunidades e a completa realização profissional e pessoal. A única coisa que o fez seguir adiante foi amar o que fazia. Temos de procurar fazer o que amamos, isso sempre nos dará forças para continuarmos.
Quantos de nós não teriam se afundado numa crise existencial sem fim devido a acontecimentos profissionais semelhantes aos que ocorreram na vida de Steve Jobs? A maioria, creio eu, iria se afundar na depressão e achar que a vida havia chegado ao fim.
Muitos iriam passar o restante dos anos a tentar achar algum culpado para o fato de ter sido mandado embora, esquecendo-se que às vezes também falhamos e temos de aprender a crescer com nossas falhas.
Outros iriam assumir o papel de maior vítima do mundo e contariam uma triste história a buscar causar comoção em seus pares. O que fez com que Steve Jobs desse a volta por cima foi justamente o fato de ter seguido adiante. De ter se reinventado. De ter acreditado que poderia fazer algo. De não ter se dado ao luxo de ser vencido pelos altos e baixos da vida. Ele acreditou e isso fez toda a diferença.
Sempre falo que se você fizer a sua parte e gerar uma energia positiva o universo vai retribuir da mesma forma. Por essa razão, não devemos ocupar nossa mente com atitudes más e negativas. Isso não passa de uma verdadeira perda de tempo.
A maturidade vem por sabermos que vamos cair, mas que não ficaremos no chão para sempre, pois só fica no chão quem realmente assim desejar. Saiba e acredite que você é capaz de se reinventar. Seja forte, seja você mesmo. Sua vida não é em vão, nem suas atitudes. O mundo está liberto para você crescer. Faça a sua parte, pois a vida já fez a dela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
NARRADOR
Non-FictionEu sempre disse que seria mais feliz sozinho. Teria meu trabalho. Meus amigos. Mas ter mais alguém na sua vida o tempo todo? São mais problemas que o necessário. Ao que parece, estou nesta situação. [...] Há um motivo para dizer que eu seria mais fe...