O Imaginário

39 30 14
                                    

A transição do que pensamos para o que realmente ocorre é muitas vezes algo cruel. Nossa mente tem a brilhante capacidade de nos levar a lugares e situações que provavelmente nunca vão existir na nossa trajetória sem que seja necessário batalharmos para que se torne real. Será então um erro sonharmos e deixarmos por alguns momentos esse imaginário ser algo vívido na nossa história? A essa pergunta cada um deve pesar e procurar sua própria resposta.

Sei apenas que no mundo imaginário que criamos, muitas vezes podemos ter fugas necessárias para o tão imprescindível seguir adiante na vida. O mundo imaginário também pode se tornar real se tivermos força e determinação suficiente para que isso ocorra.

Dos nossos sonhos imaginários podemos traçar metas para que possam se tornar reais. Embora acredite que a maioria dos sonhos sejam irreais, penso que uma pequena parte possa vir sim, com esforço e dedicação, a se tornar possíveis. Não é fácil, mas nada nesta vida o é, portanto, saber que demandará determinação é o primeiro passo rumo à essa transposição do imaginário para o real. Muitos param no meio do caminho. Outros acham loucura tentar realizar seus sonhos. Mas uma pequena parte, na qual acho que me incluo, prefere tentar e lutar para torná-los possíveis. O mundo é feito para os que sonham e não têm medo de tentar.

Certa vez, meu pai me disse que é preferível ficarmos com os olhos vermelhos uma vez do que amarelo para o resto da vida. É a mais pura verdade. Muitos preferem a comodidade de uma vida sem emoção e sonhos, simplesmente por terem medo de lutar para que estes possam se tornar realidade. Eu prefiro os desafios da vida, mesmo que não possa vencê-los sempre. Contudo, para mim, uma única vitória alcançada será muito mais útil e importante do que passar uma vida inteira preso ao conformismo da mediocridade.

Existe chance de dar errado? Sim sempre, e provavelmente algumas vezes isso acontecerá. Mas se eu não tentar, nunca saberei se iria dar certo. Tentando, tenho certeza de que não passarei meus dias a pensar: "Mas..." e "se...". Esses pensamentos para mim significam uma derrota e um fracasso muito maiores do que uma tentativa que não deu certo. Pensar que você poderia, significa que o medo superou suas forças e o fez ficar imóvel diante das diversas possibilidades que a vida estaria lhe proporcionando. Cair não é vergonha, mas ter medo de ir em frente, isso sim é vergonhoso.

A mediocridade oriunda da comodidade é algo lastimável na vida de um ser humano. Talvez a diferença entre você e aquela pessoa que conseguiu um objetivo seja justamente essa: o medo de tentar. O que uma pessoa sonha, outra será capaz de realizar. Não deixe ninguém realizar seus sonhos, realize-os você mesmo. Não tenha medo de tentar. Não tenha medo de cair. Lembre-se de quando estavas a aprender a andar de bicicleta. Alguns tombos aconteceram. Algumas feridas podem ter aparecido no seu corpo. Mas nada disso foi suficiente para impedir que você aprendesse. Essas quedas e feridas na verdade fizeram parte do seu processo de aprendizado.

A vida é cíclica, com altos e baixos, e você precisa aprender isso. Alguns podem até ter desistido de aprender devido a um tombo. Mas você, que continuou tentando e apren- deu a andar de bicicleta, sabe o quanto isso é bom. Pequenos obstáculos não devem nos deter. Caímos porque podemos levantar, agora deixar de tentar não nos possibilitará, na maioria das vezes, outra chance. A história é dinâmica. O tempo segue sempre em frente, assim como a vida. O primeiro passo para não fazer pode começar com um simples adia- mento. Seja sempre determinado nos seus objetivos. Sonhe e tente realizar suas ambições. A felicidade existe para os que doam sua vida ao desafio.

NARRADOR Onde histórias criam vida. Descubra agora