Valeu Apenas?

46 32 34
                                    

Percebo que a vida que levamos é grandemente marcada por 3 coisas básicas: pensamentos, emoções e ações. Básicas, porque são inerentes ao ser humano; mas não necessariamente simples. Temos nossas próprias razões para fazermos nossas escolhas, e estas estão ligadas à nossa complexidade única.

Criamos uma rotina, um método de vida, às vezes baseado nas necessidades do momento, às vezes como reação a algo do passado. Às vezes sentimos a necessidade da mudança, uma nova forma de encarar a vida, uma perspectiva diferente e renovada.

Creio que (quase) todo ser humano um dia passa por isso; Questionamos e imaginamos infinitas possibilidades de como nossa vida poderia ser se fizéssemos escolhas diferentes.

Para alguns é apenas uma fase, para outros uma eterna busca. Quanto mais analiso a vida e o comportamento das pessoas, mais sinto que deveríamos analisar menos o que não podemos mudar e sim viver mais o que nos cabe explorar.

Mas como nos livrar de intensas emoções e pensamentos desnecessários ao nosso desenvolvimento? Como aceitar acontecimentos que a vida traz sem questionar por quê? Como aceitar que algo especial que acabou? Infelizmente só o tempo e as experiências para nos fazer aprender.

Felizmente, somos livres para aprender ao nosso modo, nos limites que definimos para nós mesmos. Penso que a vida, com seu mais puro denodo nos preenche com o todo necessário para se viver. Que não sejamos simplesmente o que esperam de nós. Que não sejamos sujeitos a etiquetas com vagas definições. Que a liberdade mais pura e real nos permita ser nós mesmos nas infinitas possibilidades que a vida nos apresenta.

Encanta-me, às vezes, poder perceber o extraodinário em cada fase de nossa vida. Cada um tem sua história, cada um se expressa de uma forma, cada um passa por dificuldades e conquistas em sua jornada. Seres de carne, alma e ardor se encontram, se satisfazem, se ensinam, se enaltecem, se completam. Corpos que se tocam, carinhos trocados, palavras sublimes, olhares profundos, beijos ardentes, amores incondicionais.

Há uma força invisível que, muitas vezes, não percebemos, não entendemos. A emoção não julgada, não dilarcerada, a liberdade do ser. A expressão do que somos, a cada momento, sem culpa, sem medo, sem competição.
Simplesmente ser...

Essa é a beleza da alma. Encontramos desafios, situações desconfortáveis, injustiças talvez incompreensíveis; desapontamentos, dúvidas, dor, perdas, quedas...

Mas também encontramos compreensão, gentileza, algumas certezas, pessoas insubstituíveis, aprendizado, paixões inesquecíveis; realizações que nos dão força, perdas que nos permitem nos encontrar. Em cada experiência, em cada gesto, em cada palavra, mostramos quem somos. Expressamos o eu individualista, não acabado, não pronto...

Um "eu" a ser lapidado, explorado, expressado de muitas outras formas; infinitas formas. A liberdade que buscamos está dentro de nós. Nossa reação a cada acontecimento depende da pessoa que queremos ser.

Há tanto a se buscar; tanto a se ensinar; tanto a se aprender; tantos para se amar. Em cada dia há uma oportunidade de tentarmos mais uma vez; De ir além dos padrões atuais, dos limites impostos.

Em cada dia está a chama que precisa ser mantida acesa. As desculpas que criamos para não irmos em busca do que achamos ser importante e fascinante, são nossas principais barreiras. Obviamente, nem todos os nossos sonhos se tornam reais; talvez estejamos a querer algo que não é para acontecer (ainda). Mas nem por isso devemos desistir e estagnar.

As coisas se transformam, o mundo se transforma, nós se transformamos. Podemos adaptar, podemos criar, podemos encontrar formas de fazer aquilo que nos dá alegria na alma, por mais simples que isso seja.

No dia a dia ninguém precisa estar feliz o tempo todo. Um pouco de tristeza também nos faz mais fortes, nos faz crescer como ser humano. Mas que a tristeza seja temporária e não deixemos que ela nos defina. Que ela seja uma forma de reflexão e nos faça perceber que ainda há caminhos a serem explorados, pois a vida continua; e independente de qual seja a razão de estarmos aqui, que possamos ver de tudo isso como crescimento e sigamos com esperança a jornada que cabe a cada um de nós viver.

Se um dia você se pegar questionando-se se algo valeu a pena, lembre-se dessa frase do grande poeta Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena".

NARRADOR Onde histórias criam vida. Descubra agora