É fácil conceber e começar projetos. Fazemos isso todo dia ao acordar. Estamos sempre envolvidos em algum projeto que sonhamos anteriormente. Nossas conquistas podem ser sempre do tamanho da imensidão de nossos sonhos. Difícil é mantê-los sem que se degradem com o passar do tempo.
Difícil é manter a nossa integridade, a nossa essência diante de tanta mutação que ocorre ao nosso redor. Difícil é aceitar que podem existir vários pontos zeros em nossa vida. Várias etapas marcadas por um novo reinício.
Tente responder quais os projetos que você está a fazer para a sua vida hoje. Esses projetos são os mesmos que você fazia ontem? São os projetos que irá querer fazer amanhã? Será capaz de levá-los adiante?
Temos de nos lembrar que não dependemos apenas de nós mesmos na realização dos nossos projetos pessoais. O mundo é dinâmico e está repleto de pessoas, todas elas em constante evolução. Mudar é algo inerente ao planeta em que vivemos. Inerente das pessoas com quem convivemos.
Os interesses mudam e com as mudanças as pessoas se vão. Sábio é aquele que consegue reconhecer isso e sabe se reinventar. A cada novo dia podemos nos deparar com um novo ponto zero na nossa vida. Não devemos encarar esses novos pontos zeros como algo mau e sim como novas chances de irmos em frente.
Recomeçar é uma bênção diante de tantos que preferem ficar pelo caminho.
Thiago Melo já falava de forma sábia: "Não tenho um caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar".
Vamos então nos permitir esses novos modos de caminhar durante o trajeto da nossa vida. Durante os novos pontos zeros que teremos pela frente.
Devo saber mudar os rumos do meu projeto de vida sempre que necessário. Devo saber apenas onde quero ir; pois o caminho a seguir pode ser repleto de novas oportunidades. Mudar a direção não significa desistir de seu projeto.
Pode significar apenas uma inversão de prioridade. Afinal, você é humano e está em crescimento. Tudo está a ser modificado ao seu redor. Não seja apenas um espectador dessas transformações. Seja um ser atuante. Invista em você e no seu crescimento. Tire as raízes da sola de seus pés e comece a se movimentar também.
Não aceite os términos. Passe a enxergá-los como ponto zero na sua vida. O momento de iniciar algo novo. Algo que possa deixá-lo mais satisfeito. Procure ter talento para a vida.
Talento para se reinventar sempre que necessário for. Não se deixe preso ao passado. Viva o que importa, que é o agora. Não se perca em lástimas pelo que não existe. Prenda-se nas esperanças do novo e nas oportunidades que você poderá ter pela frente.
Quando surgir o momento de um novo ponto zero temos de estar preparados para seguirmos. Ter medo do desconhecido e do que poderá ser criado por um novo projeto não é algo útil na vida. Arriscar na busca pelo crescimento é essencial.
Einstein já falava: "Entre as dificuldades se esconde a oportunidade".
Não se entregue às barreiras que surgirem na sua vida. Atrás do obstáculo pode ser encontrado o caminho da vitória. Seu novo, e por que não melhor, projeto ainda pode estar por vir. Procure ir em frente sempre.
José Pacheco, escritor, deixou claro que um projeto humano é um ato coletivo. É feito de pessoas. É feito por pessoas em contínua aprendizagem. Tal como no mito de sísifo, a continuidade de um projeto dependerá da capacidade de cada um e de todos os participantes serem capazes de recomeçar..
VOCÊ ESTÁ LENDO
NARRADOR
Non-FictionEu sempre disse que seria mais feliz sozinho. Teria meu trabalho. Meus amigos. Mas ter mais alguém na sua vida o tempo todo? São mais problemas que o necessário. Ao que parece, estou nesta situação. [...] Há um motivo para dizer que eu seria mais fe...