Um dos capítulos do livro "Não espere pelo epitáfio... provocações filosóficas", de Mário Sergio Cortella, me fez refletir muito. Principalmente pelo assunto abordado: a razão...
Cortella faz duas citações maravilhosas nesse capítulo para nos despertar a reflexão sobre a razão. Uma delas é de Romain-Roland: "A razão é um sol impiedoso; ela ilumina, mas cega".
Às vezes ficamos tão centrados na nossa razão que perdemos o lado sentimental. Acho a emoção muito importante para se levar a vida a um sentido mais amplo. Não tem como fazer as coisas sem sentimento. Talvez por essa razão eu admire tanto os artistas.
Já fiz muitas coisas na minha vida priorizando a razão. Consegui muitos dos meus objetivos, mas às vezes me pego a pensar como teria sido o fim de várias histórias na minha vida se o meu lado emocional tivesse se sobressaído. Provavelmente nunca terei essas respostas, mas hoje sei que o momento de dar espaço para a emoção pode representar muito e ser até mesmo o fator determinante do processo de crescimento.
A outra citação é de G.B. Shaw "o homem razoável se adapta ao mundo; o homem que não é razoável se obstina a tentar fazer com que o mundo se lhe adapte".
Segundo o filósofo Cortella qualquer progresso, portanto, depende do homem, que não é razoável. Não ser razoável pode ser muitas vezes interpretado como um ato de rebeldia ou loucura.
Mas já dizia o grande músico Nga " mas louco é quem me diz que não é feliz... eu sou feliz".
Sábias palavras que foram eternizadas para sempre na história da música Angolana e portuguesa. A busca pela felicidade não deve ser encarada como um ato de loucura.
Se normalmente as pessoas têm medo de serem felizes, isso não significa que você não deva tentar ser. Se alguma situação já fez alguém se arrepender de um ato parecido, não quer dizer que esse ato vai repercutir da mesma forma. As pessoas, os locais e as situações são diferentes, a forma de agrupar tudo isso é diferente. O seu mundo e o seu pensar também são diferentes.
Muitos pensam: "Ah...fui querer ser romântico e não me dei bem".
Esse fato não quer dizer que devemos agir de forma fria e insensível ou que devemos ser guiados apenas pela razão nos nossos envolvimentos. Sempre falo que relacionamento não é uma equação racional. Relacionamento é uma chance de nos reinventarmos na busca da felicidade. É a nova chance que temos de viver novas situações na vida, de nos doarmos para aprendermos a curtir a felicidade da outra pessoa.
Relacionamento é não ser racional. Razão não combina com emoção. Uma palavra se sobrepõe à outra. Não se deve ficar a pensar, quando se quer comprar um buquê de flores para mandar para a pessoa amada. Devemos ser apenas coração. Devemos nos permitir voar em direção à felicidade, revolucionar nossos atos, de modo que os olhos brilhem e a face expresse um sorriso de felicidade.
Devemos, portanto, não priorizar a vida somente por atos racionais. No que diz respeito ao campo do amor, devemos querer tremer sempre que passarmos perto da pessoa amada. Devemos permitir não saber como agir ou o que fazer quando nos encontrarmos com a pessoa amada. Devemos nos permitir recomeçar sempre na busca pela felicidade. Devemos nos permitir amar sempre. Razão é importante, mas posso afirmar: no amor não é fundamental!
VOCÊ ESTÁ LENDO
NARRADOR
Non-FictionEu sempre disse que seria mais feliz sozinho. Teria meu trabalho. Meus amigos. Mas ter mais alguém na sua vida o tempo todo? São mais problemas que o necessário. Ao que parece, estou nesta situação. [...] Há um motivo para dizer que eu seria mais fe...