Quando se fala em relacionamento, a única certeza é que em algum momento teremos algumas divergências entre o casal. Isso na vida é mais que natural. A forma como o ser humano se relaciona é algo que propicia um duelo, ou melhor dizendo, uma luta pelo poder. Isso não é diferente em um relacionamento, em que não temos certeza do que poderá acontecer, mas podemos minimizar os riscos de ferir nosso coração ou entrar em um ciclo de deterioração emocional. Para que isso não ocorra os pesquisadores das relações pessoais observaram as novas teorias do amor, se assim podemos chamá-las. Tenho medo de expor regras, pois acredito sempre que a emoção é mais forte que a razão quando pensamos em amor.
A afirmação de que um casal feliz nunca discute deve ser revista. Ninguém gosta de casais melosos demais. Não discutir pode representar a falta de abordar assuntos importantes durante a convivência a dois. Não discutir assuntos importantes não quer dizer que eles simplesmente não existem. Pode significar que estamos a protelar até um momento em que várias coisas vêm à tona ao mesmo tempo. Quando isso ocorrer, pode ser tão forte a ponto de desestabilizar permanentemente um relacionamento. Nunca devemos deixar o copo transbordar nem devemos tentar retirar a água de uma só vez quando está cheio. Dá muito menos trabalho fazer essa tarefa aos poucos. Isso também ocorre no dia a dia. Conversar e tentar esclarecer pontos importantes, aos poucos, pode ser muito mais coerente do que tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo.
Quanto mais coisas, mais confuso o nosso raciocínio, e com isso maior a chance de acharmos tudo complicado e chato e colocarmos tudo a perder. Palavras arremessadas de forma inadequada podem partir o vibro que recobre o coração. Se você não pensa em partir esse vidro nunca atire a primeira pedra, pois se ela for atirada, uma certeza é óbvia: o vidro será partido. Tirar a proteção do coração pode fazê-lo ficar frio. Pode deixar a razão aparecer para ocupar aquele espaço tão especial que existia anteriormente naquele local. Não tenho nada contra a razão, apenas acho que nos relacionamentos ela faz com que nos tornemos menos acessíveis e menos dispostos a ceder em prol do bem conjunto.
Na razão passamos a ponderar vendo apenas o nosso lado. Ver apenas um lado torna a coisa toda egoísta. E ser egoísta em um relacionamento é decretar o fim do mesmo. A partir do momento que você não é mais uma pessoa disposta a ceder, saiba que não será mais capaz de amar. Também não adianta discutir demais se você não transformar tudo que foi dialogado em atitudes procurando solucionar os pontos-chave. Sem essa atitude tudo fica sem uma razão para ter sido ou ocorrido.
Procurar apenas por beleza é outra faca de dois gumes. A atração física pode acelerar, mas não necessariamente vai significar a manutenção de uma relação. Afinidades nas coisas que gostamos ou fazemos é que são fundamentais. Não posso ser apaixonado por música e estar envolvido por uma pessoa que detesta música.
Cuidado maior devemos ter se a pessoa diz que está mudar por nossa causa. Uma coisa que tenho plena convicção é que a essência de ninguém é modificada baseada apenas na palavra de que "eu irei mudar por você". Essa mudança transitória pode até ocorrer por um determinado tempo, mas um dia as necessidades essenciais da pessoa voltam à tona. Se uma pessoa adora uma determinada coisa, ela não pode simplesmente falar um dia que não vai mais gostar. As coisas não são nem funcionam assim na vida. No campo do amor a razão não consegue falar mais alto. Devemos, em vez disso, gostar da forma como a outra pessoa é e gosta de ser.
Se você consegue isso já tem um grande passo em direção a um relacionamento estável. Quanto mais afinidade tiverem, maior a chance de ambos curtirem o tempo que vão passar juntos. Programas devem ser prazerosos em um relacionamento. Ninguém muda o seu verdadeiro eu. Isso não quer dizer que eu não acredite que as pessoas podem errar e procurar acertar depois. Ou que ninguém merece e pode ter uma segunda chance. Acredito apenas que em se tratando de relacionamento, essas coisas não são fáceis de acontecer. E sabe o porquê? Porque a razão nunca consegue sobrepor a emoção. Atração física não quer dizer dedicação ou carinho para com outra pessoa. Físico não é emoção. Físico não é a fatia maior de uma relação amorosa verdadeira.
Também sei que não se deve brincar com os sentimentos de ninguém. E de uma coisa eu sei: devo, desde o início, ser eu mesmo em um relacionamento se quero dar certo com alguém. Se não me aceitar como sou, não procure ser minha. Sei de todos os meus defeitos, mas minhas qualidades também existem. Vou errar e acertar, disso não tenho dúvidas. Sei apenas que sendo eu mesmo, estarei disposto a permitir que alguém conviva comigo ao meu lado. O meu melhor sempre será visível. Está disposta a me aceitar? Se estiver, venha para o meu mundo. Deixo as portas e janelas sempre abertas para a vida e, consequentemente, para a felicidade...
VOCÊ ESTÁ LENDO
NARRADOR
SaggisticaEu sempre disse que seria mais feliz sozinho. Teria meu trabalho. Meus amigos. Mas ter mais alguém na sua vida o tempo todo? São mais problemas que o necessário. Ao que parece, estou nesta situação. [...] Há um motivo para dizer que eu seria mais fe...