Tendo em vista que a principal função de um texto argumentativo é a defesa de nosso ponto de vista, podemos afirmar que a essência desse tipo de texto é a nossa opinião, também conhecida como tese. A tese sempre traz um tom crítico e geralmente negativo.
> É possível transformar um dado em tese, sem apontar os números que contém, somente a afirmação. No corpo do texto, utiliza esses mesmos números para a comprovação dos argumentos.
SUA DELIMITAÇÃO
Apesar de o tema já vir delimitado, há possibilidade de o candidato restringir ainda mais, dependendo do que a banca já especificou. Ao fazer essa delimitação, determina melhor sua linha argumentativa.
Observe que, sobre a educação, é possível promover algumas delimitações, como:A) tipo: A educação sexual.
B) tempo: A educação sexual atualmente
C) lugar: A educação sexual, atualmente, no Brasil
D) aspecto: A carência do ensino de educação sexual, atualmente, no BrasilTese:
"Ainda que seja de grande importância, podendo, mesmo, ser considerado um assunto da maior relevância para o futuro do nosso país, verifica-se uma carência do ensino de educação sexual, atualmente, no Brasil."
Exemplo de tese em um parágrafo (parte em destaque):
Madri, Espanha. Oito ladrões entram na Casa da Moeda com macacões vermelhos e máscaras de Dali, com o plano de imprimir dinheiro e sustentar suas miseráveis vidas e planos ambiciosos. Essa é a trama da célebre série da Netflix "La Casa de Papel", de 2017, que retrata ficcionalmente uma das consequências da desigualdade entre classes e a crise especulativa: o sentimento de subversão do sistema e a tendência à criminalidade. De forma análoga, no Brasil contemporâneo observa-se o aumento nas taxas de violência perpetuada, principalmente, nas localidades onde a massa de classe social baixa está presente. Sendo assim, é necessário analisar a causa, que remetente à baixa educação desses locais, e os impactos sociais e econômicos que a violência vem a gerar no nosso país.
Percebam que na parte destacada — a tese — eu faço uma comparação entre os problemas sociais apresentados na série da Netflix com a situação atual do Brasil, de forma crítica e opinativa, que é a principal característica de um texto dissertativo-argumentativo.
Características de uma boa tese:
1. Não pode ser muito pessoal
“É possível afirmar que a economia lá em casa vem passando por momentos difíceis, tendo em vista…”2. Não pode ser muito genérica
“Percebemos que o Brasil vem passando por problemas graves. Isso se evidencia não só pela alta quantidade de…”3. Não pode ser uma informação
“No Brasil, 13 por cento dos idosos vivem em situação de abandono nas grandes metrópoles, haja vista…”É importante lembrar que informações são muito bem-vindas no desenvolvimento para servir de base às ideias apresentadas na introdução. Porém, utilizar dados como tese causa um esvaziamento do plano argumentativo que diminui a nota do candidato, sobretudo, em textos dissertativo-argumentativos.
Existem várias possibilidades para começar o texto dissertativo. É possível apresentar enumerações, situações históricas ligadas ao tema, pergunta retórica, entre outras possibilidades. Isso não basta, a tese se institui a partir da explicitação do seu posicionamento.
Uma tese ideal demonstra para a banca que o tema foi lido com cuidado e compreendido. Assim, o que acontece na vida é o assunto, o que a banca lhe apresenta é o tema, o que você afirma sobre o tem é a tese. Aquilo que você apresenta de informação para dar suporte à sua tese chama-se argumento. Mas isso já é assunto de outra aula. Até lá!
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...