ALÉM DOS ERROS DE ESTRUTURAÇÃO SINTÁTICA, ACENTUAÇÃO GRÁFICA E CRASE SÃO AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DOS CANDIDATOS. ENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS, DESTACAM-SE:
Ausência de oração principal: Embora ele seja bastante esforçado e um grande administrador daquela empresa.
Ausência de oração: A pesquisa do aluno, fonte segura de aquisição de conhecimento, um valioso auxílio na formação profissional dele.
Contração (indevida) da preposição com o pronome sujeito de um verbo no infinitivo: A maneira dele agir no grupo não agradou ao mestre. (A maneira de ele agir no grupo...) O fato dela ter saído (O fato de ela ter saído...)
Iniciar frase ou oração por pronome oblíquo: Nos garantiu o agente de viagem que viajaríamos para o sul do Brasil.
Utilizar o fenômeno da crase antes de palavras masculinas ou femininas, no plural, sem que haja a presença de artigo definido: Jamais deixou de fazer referência à herói de guerra. (... fazer referência a herói...); Dirigiu-se à pessoas inteligentes. (Dirigiu-se a pessoas inteligentes).
Empregar uma única preposição para verbos de regências diferentes: Entrei e saí da sala do chefe. (Entrei na sala do chefe e saí de lá.)
Utilizar um só complemento (objeto) para verbos de regências diferentes: Ouvi e concordei com as ideias dos subordinados. (Ouvi as ideias dos subordinados e com elas concordei.)
Usar indevidamente a vírgula nos seguintes casos:
Separar sujeito do predicado: A chuva prolongada, tornou o dia monótono para os noivos.
Separar o verbo de seus complementos (objetos direto ou indireto): Ele aprendeu, o valor do estudo e da persistência. Todos obedeceram, às ordens dadas.
Colocar a vírgula no início da linha, quando "não couber" no final da anterior.
Usar o artigo entre o pronome relativo cujo (ou cuja e suas formas no plural) e o substantivo que o segue: O navio cujo o motor enguiçou não chegará ao porto hoje.
Separar, por hífen, as desinências número-pessoais ou confundi-las com pronomes oblíquos: Se ela começa-se a falar alto... (começasse); Comentaría-mos o jogo de futebol... (Comentaríamos).
Divisão silábica inadequada, principalmente com relação a dígrafos: co-rri-da (cor-ri-da), bis-a-vô (bi-sa-vô).
Emprego errado dos pronomes oblíquos: Entre eu e você há uma grande lealdade. (Entre mim e você... ou Entre você e mim...); Eu lhe vi na festa. (Eu o vi na festa).
Ausência da preposição exigida diante do pronome relativo: No dia que nasci, fazia sol. (No dia em que nasci, fazia sol.) O autor cuja obra falaste... (O autor de cuja obra falaste...)
Mau uso de há, a ou à: Ele saiu a poucos minutos. (Ele saiu há poucos minutos); Daqui há dez dias, irei ate lá. (Daqui a dez dias...); A casa fica há quase duas horas daqui. (A casa fica a quase duas horas daqui.)
Erro no emprego de mau ou mal: Ele tem o mal costume de mexer na minha gaveta. (Ele tem o mau costume...) Você precisa saber o mau que nos fez. (Você precisa saber o mal...)
Erro no emprego de mas e mais: Ele estudou esse assunto, mais não realizou um bom teste. (...mas não realizou...) Você estudou mas que eu. (Você estudou mais que eu)
Emprego indevido dos conectivos, gerando falta de sentido: Chovera o dia inteiro, embora a rua estivesse alagada. (...porque..., já que...); A direção da escola não suspendeu as aulas, à proporção que os alunos não concordassem. (conquanto, embora, se bem que, ainda que...) "Levando em conta as estatísticas, cada vez mais os jovens estão ligados com as drogas, por que na infância muitos deles foram abandonados pelos pais e não tinham a mínima condição de sustentação e por outro lado muitos dos jovens atletas se sentem bem fisicamente com as drogas, contudo a maioria dos jovens dessa classe média se sentem realizados profissionalmente."
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...