No dia 10 de maio de 1933, ocorreu o auge da exaltação ditatorial e repressão à intelectualidade na Alemanha Nazista: a queima de montanhas de livros e qualquer resquício que pudesse servir de ameaça ao regime vigente. Dentro dessa iniciativa reflexiva, tem-se que o hábito da leitura é importante para a criação e o desenvolvimento do senso crítico, interpretativo e produtivo de um indivíduo socialmente inserido em um mundo repleto de influências e alienações padronizadas. Sendo assim, cabe avaliar as causas que remetem à globalização técnico-informacional somado ao aumento expressivo no valor dos livros no atual mercado consumidor.
Primeiramente, entende-se que o ágil acesso a informações rápidas e resumidas dentro de um sistema de comunicação virtual tem sido um fator predominante para o baixo interesse populacional em leituras mais longas e duradouras, como um livro físico. Na visão de Paulo Freire, importante filósofo e educador brasileiro, "Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho." Dessa forma, entende-se a importância da leitura para a formação dos valores éticos e pessoais intrínseco a todo cidadão.
Em segunda análise, põe-se que o atual mercado de livros, tanto online quanto físico, vem acrescentando um aumento perceptível no preço desses produtos. Em uma sociedade desigual, que emerge à hierarquia social, é perceptível, de forma análoga, seu encaminhamento para uma hierarquia intelectual, na qual aqueles que possuírem maior poder aquisitivo serão beneficiados. Uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, em 2018, apontou que os estudantes brasileiros demorarão mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura de países desenvolvidos. Sendo assim, percebe-se que o Estado é falho, visto que sua omissão não permite a diminuição desse tempo estipulado.
A fim de solucionar essa problemática, é necessário, portanto, a mobilização de certos agentes. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com os docentes das escolas, planejarem a execução de aulas dinâmicas, por intermédio de livros mais básicos aos mais complexos, com intuito de influenciar o hábito da leitura, somado à interpretação textual. O governo deve buscar parceiras com empresas privadas de livrarias e tecnologia da informação, fator primordial para o processamento e-books digitais e sites gratuitos, e iniciarem a criação de bibliotecas públicas de fácil acesso. Com essas ações, espera-se pôr em prática a contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...