A semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, expandiu novos horizontes e moldou novas estéticas do que era entendido como arte na época. Esse objetivo não foi compreendido e aceito pelas elites mais conservadoras que eram influenciadas pela arte europeia. De forma análoga, percebe-se na contemporaneidade a elitização dos processos artísticos que limitam o acesso à arte e a sua criação pela população periférica. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e consequências relacionadas a esse entrave social.
Primeiramente, compreende-se o demasiado crescimento demográfico somado ao surgimento de periferias fora de um planejamento urbano como uma das causas que desencadeou o mau acesso dessa população aos serviços essenciais que garantem uma educação artística de qualidade. De acordo com Leonardo da Vinci, polímata italiano, "o objetivo mais alto da arte consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma". Em conformidade com o autor, destaca-se como inadmissível a corroboração estatal de manter uma realidade nociva de limitação na democratização do acesso a arte no vigente meio social.
Faz-se necessário, ainda, salientar a extinção de uma possível visibilidade do mercado aos indivíduos prejudicados pela restrição artística, consistente pela desigualdade social, como uma consequência notória. Segundo a Associação Brasileira de Arte Moderna - ABACT, no ano de 2017 foram comercializadas mais de 6 mil obras de arte. Lê-se como nociva a visão de que nossas políticas públicas ainda não abragem as classes mais baixas como produtoras de arte diante à hierarquia social.
É imprescindível, portanto, a criação de subterfúgios a fim de resolver essa inercial problemática. Cabe ao governo, em parceria com o Ministério da Educação, promover a construção de galerias de arte específicas para os estudantes de instituições públicas. Através do fomento de aulas dinâmicas, teóricas e práticas sobre arte e cultura, as escolas, influenciadoras básicas do sucesso profissional, devem promover incentivos aos alunos no intuito de desbravar suas habilidades. Dessa forma, espera-se pôr em prática a concepção expressionista de Leonardo da Vinci.
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...