Para o início de uma boa redação, fazer a contextualização do tema é essencial. Além de deixar o texto mais elegante, você mostra para banca avaliadora que possui informações adicionais sobre o tema, não somente argumentos para defender sua tese. A depender do tipo de contextualização, sua pontuação poderá estar garantida na competência que avalia conhecimentos de outras áreas.
Temos algumas opções:
• Citação
Uma possibilidade muito produtiva para começar uma redação é já impactar a banca com uma citação e, a partir disso, posicionar-se. É importante saber contextualizar a referência a outras áreas de conhecimento que está sendo empregada para que ela faça sentido em relação aquilo que você vai explicitar na tese. Veja o exemplo:
"A injustiça que se faz a um é uma ameaça a todos. O pensamento de Montesquieu nos permite a refletir, em nossos dias, sobre como a educação de surdos representa um problema a ser enfrentado de forma mais organizada no Brasil. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências desse impasse em nossa sociedade."
Perceba que a citação de Montesquieu já induz o leitor a entender que a negligência em relação ao surdo não figura apenas como um problema do surdo, mas de toda a sociedade.
• Definição de termo:
É, literalmente, definir o significado de uma das palavras-chave que faz relação com o assunto da redação. Por exemplo:"A sociedade é definida pela sociologia como o grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum; coletividade. Desse modo, compreende-se que essa colaboração está cada vez mais escassa e indisciplinada."
• Alusão histórica:
Fazer uma alusão histórica nada mais é do que fazer uma referência a algo, lembrar, apontar uma pessoa, um texto, um acontecimento ou um período da história relacionado ao tema para abranger e fazer uma breve apresentação do que será posto em tese.• Enumeração
Ler o tema, escolher quatro ou cinco itens relacionados ao problema implícito no tema. Usar os três primeiros numa espécie de listinha e o que sobrar para compor sua tese. Essa é uma forma de se criar uma boa enumeração para iniciar o parágrafo. Veja o exemplo:
"Exclusão social. Invisibilidade. Humilhação. Entre os vários fatores a que o cidadão em situação de rua está exposto, o abandono e a privação dos direitos humanos básicos representam alguns dos principais desafios à integridade de nossa sociedade. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionadas ao crescimento do número de moradores de rua no Brasil."
Você pode perceber que “Exclusão social”, “Invisibilidade”, “Humilhação”, “abandono” e “privação dos direitos humanos básicos” representam os cinco itens eleitos pelo autor. Os três primeiros foram usados como enumeração e os demais compuseram a tese.
• Mundo ideal x mundo real
A técnica consiste em se apresentar primeiro o “não problema”, como contexto, e o “problema” como tese. O “mundo ideal” pode estar numa citação, numa alusão, num contexto literário, num contexto específico dentro do Brasil ou numa situação fora do Brasil, como se pode ver no exemplo:"Em países como Cuba, Venezuela e Bolívia, o analfabetismo a erradicação do analfabetismo representa um ganho para sociedade nos últimos anos. No Brasil, entretanto, a ausência de políticas públicas mais inclusivas faz com que a escolaridade represente um problema a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira. Entre os fatores relacionados a essa problemática, destacam-se a falta de políticas púbicas eficazes, a ausência de mobilização social e baixa qualidade do ensino."
Perceba que a estrutura se apresenta de “mundo ideal” + “pontuação” + “conjunção adversativa ou equivalente” + “Apresentação do Brasil como mundo real”.
Como uma dica adicional, proponho que fique atento com algumas definições essenciais que possuem grandes chances de serem o assunto da redação, pois os textos motivacionais propostos fazem referência a problemas sociais. Essas são as palavras-chave que você deve ficar atento para acrescentar na introdução, desenvolvimento ou conclusão, juntamente à fonte ou nome do dicionário: liberdade, democracia, cidadania, educação, sociedade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...