"As pessoas podem dizer-lhe para manter a boca fechada, mas não podem impedi-lo de ter a sua própria opinião”. A frase de Anne Frank, uma das vítimas da perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, permite-nos refletir sobre a necessidade humana de comunicar-se plenamente e emitir juízos de valor acerca do mundo em que vive, um direito ameaçado em nossos dias. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais razões para manutenção da plena atividade de imprensa no Brasil.
De acordo com o Portal de notícias EBC, o Brasil ocupa a posição 103 no último Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa. Violência física a jornalistas e projetos de lei para censurar conteúdo informativo na mídia representam apenas alguns dos vários obstáculos que a informação enfrenta para alcançar a população. Em um Estado democrático de direito, é inadmissível que as relações de poder se oponham à formação crítica do povo, que elege seus representantes.
Apesar de viver escondida por dois anos, Anne Frank enfrentou os desafios do isolamento com sua família por meio da escrita de seu diário, o qual comunica atualmente ao mundo os riscos que ações autoritárias podem trazer à humanidade. Em nosso país, a corrupção figura como um dos principais problemas sociais, sobretudo na administração pública que, muitas vezes, negligência os interesses da população. Desse modo, quanto melhor informada for uma sociedade, maior será sua capacidade de proteger-se contra medidas que ameassem sua segurança.
Portanto, o exercício pleno da imprensa representa condição básica para existência de um Estado realmente democrático. A realidade vivida por Anne Frank durante a ocupação nazista está diretamente relacionada ao cerceamento de direitos em seu tempo. Nesse sentido, é necessário que o Governo Federal, por meio do poder Legislativo, implemente medidas mais severas que assegurem a atuação jornalística: criação de delegacias especializadas, fiscalização ostensiva e equipes especificamente treinadas contra censores da informação. Espera-se, com isso, garantir não apenas a atividade livre da imprensa como a manutenção da democracia no Brasil.
VOCÊ ESTÁ LENDO
REDAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES
RandomAqui eu coleciono dicas valiosas que me fizeram tirar uma das notas máximas em redação no vestibular. Estudaremos de forma rápida e objetiva o texto dissertativo-argumentativo. De forma adicional, publicarei também algumas redações de temas diversos...