5: Cativando simpatia e amabilidade.

10 2 0
                                    

Ei! Me chamo Silas, sou veterinário e mister simpatia, nas horas vagas. Vocês devem estar se perguntando o que significa este status, mister simpatia. Não tem problema, eu explico.
Sou um cara muito simpático com todos do meu bairro, e não só do bairro, mas em todos os lugares por onde passo. Sei tratar bem a todos. Tanto que uma vizinha minha, Denise, me inscreveu em um concurso de misters, como se eu fosse bonitão para isto. Até então não havia neste concurso o quesito que eu estou falando. Mas ele foi inaugurado graças a mim!
Eu nunca quis participar de nada que dizia respeito a concurso por que nunca me achei com a beleza necessária para isto, mas a minha vizinha sim. Ela sempre insistia comigo que eu devia participar de concursos de beleza masculina e coisas do tipo, mas eu não aceitava. Até que um dia uma carta chegou em minha casa, me informando que eu tinha sido selecionado. Pensei logo nela e foi certo. Foi ela.

Resumindo, não ganhei o concurso. Previsível, tendo em vista que eu não sou nem um pouco bonitão e sarado como esses caras que disputam, mas eu ganhei algo muito mais importante para mim e para os que me cercam: a atenção dos meus vizinhos, que observaram, através do concurso, que eu não sou o homem arrogante como imaginavam.
Meu contato com eles era completamente restrito, me dirigia somente na boa e velha educação do bom dia, boa tarde ou boa noite e só. Eles também não faziam a mínima questão em puxar assunto comigo, mesmo aquelas senhoras que eu percebia que gostavam de conversar. E eu achava tudo isso muito bom pois nunca fui muito de gostar de contato social. Era completamente na minha.
Mas um certo dia uma família nova chegou de mudança para a casa ao lado da minha. Da janela da minha cozinha pude perceber que eram cinco pessoas, um casal e três moças, provavelmente filhas deles. Ignorei e fui sentar na cadeira da varanda. Um breve ei soou do lado da cerca, me fazendo olhar para ela. Foi quando conheci Denise, uma moça muito bonita e determinada a me fazer mudar minhas idéias sempre fixas. Ela se tornou uma amiga para mim e até que eu não achei ruim.

Não podia acreditar quando fui anunciado como mister simpatia. Não entendi e me explicaram que fui considerado assim por conhecidos, familiares e vizinhos através de uma pesquisa realizada com eles. Eu? Será mesmo? Logo eu que sempre fui retraído, na minha?! Nem pude acreditar.

Denise estava muito feliz pela minha conquista. Tão feliz que propôs organizarmos uma grande confraternização no quintal dos fundos de sua casa, para que a vizinhança, que não era tão grande, fosse devidamente apresentada a mim. Eu concordei, claro! Sempre acabo concordando com as coisas que ela me diz. Ela tem um grande poder de convencimento.
No dia da tal comemoração eu estava ansioso. Nem sabia qual roupa usar. Me senti um adolescente indeciso, mesmo já sendo um homem barbado. Dê me mandou algumas mensagens e eu não a respondi por estar todo enrolado entre as roupas e a torta de maçã que inventei de levar. Receita da minha amada avó, que Deus a tenha. Com direito ao toque de caramelo e de canela que só vó Lú sabia dar e que eu aprendi com maestria.
No horário combinado eu fui até a casa de Denise, sendo recebido por seu pai. Ele sempre foi muito amável comigo e brincava dizendo que ia acabar virando seu genro. Eu apenas ria. Não era essa a minha intenção com Denise e, pelo que percebi, nem a dela.
Tudo seguia muito animado e com petiscos deliciosos feitos por cada um dos vizinhos que ali estavam. Conversei animadamente com todos ali e a nossa interação fui muito boa, tão boa quanto não podia sequer imaginar. Naquele dia percebi o quanto estava errado em não querer contato e convívio com ninguém, por que ninguém pode viver isolado das outras pessoas para sempre. Se fosse assim não teriam tantas pessoas neste mundo, concordam?

Passei a ser amigável com todos e não somente na minha vizinhança, mas por toda parte que eu passava. Isso era reconhecido por muitos que me falavam abertamente e admiravam meu modo de ser e agir. O bom é que, com isso, pude perceber que muitas pessoas começaram a se modificar por verem a minha mudança e a minha melhora. Aquilo tudo era gratificante para mim!

Romanos 12:16-Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Cativar é aprender a atrair, ganhar a simpatia dos outros, seduzir e ser admirado. Quando cativamos e nos deixamos ser cativados nos sentimos felizes por fazer bem às pessoas, além de crescermos pessoalmente.

Quando cativamos, estamos criando laços. "O que quer dizer cativar? É uma coisa muito esquecida...significa criar laços" (O pequeno príncipe)

Você deseja criar laços? Deseja se aperfeiçoar na arte de cativar e assim obter resultados significativos que trarão felicidade à sua vida e à vida dos que o cercam? Dicas simples ajudam isto a acontecer:

*Ser simples. Uma pessoa simples é alguém sem muitas complicações no relacionamento com o próximo, fácil de lidar, sem malícia e puro. Alguém que respeita a opnião dos demais e evita a discórdia.

*Elogiar as pessoas. Todos gostam de receber elogios e de ser reconhecidos. Dificilmente esquecemos aqueles que se lembraram de nós e nos elogiaram.

*Ousar mais e falar menos. É incrível a tendência que temos de querermos ser ouvidos. Não é diferente com nosso próximo. Se dedicarmos algum momento para ouvir as pessoas estaremos fazendo elas saberem e sentirem que são importantes.

*Se envolver mais com os outros, participar de atividades sociais. Deixe de lado o medo de ser machucado. Afinal com medo ou sem medo ocasionalmente somos machucados e por muitas vezes machucamos os outros. As decepções nos fazem crescer. O que realmente importa são os momentos bons.

* Ser uma pessoa confiável. Ajude as pessoas a confiarem em você sendo digno (a) de confiança. Confiar é também ser fiel. Deixe que as pessoas saibam que em momento algum você fará algum comentário negativo sobre elas, principalmente quando estiverem ausentes.

*Ser gentil sempre. A gentileza está ligada à nobreza, a ser amável com as pessoas.

*Chamar a pessoa pelo nome. Essa é uma parte de extrema importância quando se quer cativar alguém. Quando somos chamados pelo nosso nome, principalmente quando não nos conhecemos por muito tempo, sabemos que aquela pessoa não se esqueceu de nós.

Amabilidade é tratar as pessoas com respeito e amor. A pessoa amável é amada por seu caráter, que reflete a bondade de Deus. Isso aconteceu com Silas, como ele mesmo nos descreve. Mas, então, como agir quando pessoas em nossa vida nos atacam, nos perseguem, não gostam de nós? Observem...

Provérbios 11:17-Quem faz o bem aos outros,
a si mesmo o faz;
o homem cruel causa o seu próprio mal.

1 Pedro 3:9-Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

A amabilidade é um dos frutos do Espírito. Isso significa que é um dos sinais que Jesus mora no coração de uma pessoa. Qualquer pessoa que ama a Deus vai querer ser amável com seu próximo.

Que possamos cativar a simpatia e a amabilidade no próximo e que, assim como aconteceu com Silas, outras pessoas observem em nós e queiram agir desta mesma forma, fazendo, assim, deste mundo um mundo melhor para todos nós!

Abraços cheios de paz!

Cissa.


Sentimentos que todos nós temos.Onde histórias criam vida. Descubra agora