Novo dia em Terra dos Cafezais, a cidade que um dia foi considerada, uma das preciosas jóias do Imperio Brasileiro, começa a perder o seu brilho, apos os acontecimentos, que abalaram a população e os tornaram um povo desconfiado e tenente.
FAZENDA DOS CAFEZAIS
Sala de visitasSofia:
Ola , senhor Arní, a que devo a honra.
De receber um dos melhores delegados de Petrópolis.Arní:
Estou aqui, para conversar com a senhora.Sobre, os acontecimentos, que envolve, você sua filha e o atentado, que levou a morte do Coronel Theodoro.
(Com lágrimas nos olhos, Sofia exclamou)
Jamais, faria isso.
Sou uma mulher de escrúpulos.
Nunca, faria algo tão atroz, como isso, Tereza e Theodoro, são amigos de juventude, jamais iria desejar a sua morte.Arní:
Mas você, nem foi ver sua grande e amada amiga?Sofia:
Estava muito abalada, com tudo que aconteceu.
Mas agora, meu coração, pula de de alegria em saber que minha amiga Tereza, está viva.Arní:
E bom, que você a visite, e mostre amor e cordialidade.E também que fique esperta, vou investigar a fundo o ocorrido.
Aliás, você, já apresentou queixa, pelo o sumiço da sua filha?
Sofia:
Ainda não.
Ando tão abalada, que mau consigo pensar.Meu marido, morreu a dois meses.
Minha filha desapareceu.
Minha grande amiga, sofreu um atentado contra a sua vida.
Minha Mãe está na prisão.Tudo isso e muito, para uma simples e humilde mulher, que eu sou.
Acho que devo estar, sofrendo um castigo divino.
Mas está ótimo, eu sou forte, e vou suportar todas as adversidades, que a vida me empos.Delegado, vamos conversar, em outra hora.
Não quero que você, veja o meu pranto.
Arní:
Esta bem, irei.
Mas nossa conversa, ainda não terminou.
Com licença.O delegado a deixou, e ela rapidamente voltou ao normal, pois era apenas um choro falso.
(Ouvil-se passos, vindo de uma das salas da Casa Grande, era Brutos, o seu capataz)
Brutos:
Senhora Baronesa, me perdoe por atrapalhar.Sofia:
Brutos, você nunca me atrapalha.
Eu dependo de você, para controlar meus animais.Brutos:
Fico orgulhoso em ouvir estas palavras.Sofia:
O que você ia falar.Brutos:
O juiz mandou soltar, sua mãe.
E acentral de telegrafo, aqui de Terra dos Cafezais, recebeu uma mensagem de Manaus, para a senhora.Sofia:
O que dizia?Brutos:
"Senhora Sofia,te saudo dês de Manaus, mando essa mensagem, para enformar que, sua filha foi encontrada, e com saúde, também quero informar, que ela está noiva de um homem forte, filho de um influente politico, da região norte.
Infelizmente não poderei fazer nada, pois fui, cruelmente torturado e espulso, da cidade de Manaus.
Não sei se voltarei para a corté.
Agradeço-lhe pelo pouco tempo que lhe servi.
Você foi uma boa Senhora."Carta de Telégrafo pertencente a Moreira
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Menina da Fazenda
RomantizmA Menina da Fazenda Um romance incerto, entre duas pessoas, em um país cheio de preconceitos e tabus. Cheio de intrigas, brigas, traição, e desencontros, que ao decorrer da história, os afasta e os aproxima.