História 5:

20 1 0
                                    

A Redemocratização Do Brasil:

- a queda de Getúlio Vargas coincidiu com o fim da Segunda Guerra Mundial, período que traz uma série de elementos internacionais que serão decisivos para a compreensão desse momento da vida brasileira

- estávamos nos livramos do Regime Militar

- O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.

- a transição para o regime democrático começou a dar sinais no governo de Ernesto Geisel – penúltimo presidente militar e representante da ala moderada.

-o governo queria ter, e teve, o controle sobre a transição, pois encontrou nela uma forma de negociar algumas questões com a oposição em troca da abertura do regime

-Assim, ocorreu no Brasil a chamada transição negociada, a qual é marcada pelo controle do processo feito pelo governo militar através de constantes mudanças nas regras políticas.

-Um exemplo claro da transição negociada é a Lei da Anistia, promulgada em agosto de 1979 pelo presidente João Batista Figueiredo. A lei considera crimes conexos aqueles que se relacionam com crimes políticos ou que são cometidos por uma motivação política.
- 1982 eleições livres, diretas (menos para presidente)

- 1985 o Brasil teve sua última eleição indireta para presidente

- 1985 começava a nova república que se estende até hoje

- no meio disso, o presidente faleceu e seu vise Jose Sarney assumiu

- Sarney queria controlar a inflação, mas ele não conseguiu, então ele fez uma Constituição Federal

- 1989 a população conquistou as eleições diretas para presidente

- 1989 a população conquistou as eleições diretas para presidente

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Regime Militar:

- A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

- O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. O Congresso Nacional empossou temporariamente o presidente da Câmara, o deputado Ranieri Mazzili, pois o vice-presidente encontrava-se em viagem à China.

- Em 1964, Jango resolve lançar as "Reformas de Base" a fim de mudar o país.

- Para cobrir o vazio de poder, uma junta militar assumiu o controle do país. No dia 9 de abril foi decretado o Ato Institucional nº 1, dando poderes ao Congresso para eleger o novo presidente.

- Depois do golpe de 1964, o modelo político instaurado visava fortalecer o poder executivo. Dezessete atos institucionais e cerca de mil leis excepcionais foram impostas à sociedade brasileira.

ENEMOnde histórias criam vida. Descubra agora