Geografia 4:

13 0 0
                                    

População: 

- Um dos elementos essenciais é o crescimento populacional registrado durante os séculos, fato que alterou de forma significativa a natureza.

- a população na Terra aumentou de forma muito rápida e, conforme dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), atingiu a marca de aproximadamente 6,9 bilhões de habitantes.

- Além do crescimento vegetativo, também chamado de crescimento natural, outro fator que contribuiu para o aumento populacional foi o desenvolvimento tecnológico, proporcionando avanços na medicina (que prolongaram a expectativa de vida) e a intensificação da produção de alimentos e técnicas de armazenamento e de transporte.

- Estimativas apontam que a Terra será habitada por 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050, com taxa de crescimento populacional de 0,33% ao ano, bem inferior à taxa atual, que é de 1,2%.

- Os continentes africano e asiático, além da América Latina, apresentarão as maiores taxas de crescimento; em contrapartida, a Europa poderá ter crescimento vegetativo negativo.

Paralelos e Meridianos:

- hemisfério norte e sul, norte pra cima e sul para baixo

- a linha horizontal que divide o hemisfério norte e sul, se chama de linha do Equador

- haverá outra linha, vertical, essa linha se chamará de meridiano de Greenwich, essa linha vai dividir o oeste e leste

- o lado esquerdo é oeste, direito é leste

- haverá a abertura de mais duas linhas verticais e mais quatro horizontais, essas linhas novas não tem nomes (só as mais importantes), elas ganham números, são linhas imaginárias 

(usei essa aula como fonte de pesquisa, assistam, ela é perfeita - Canal: Fora de Sala)

Latitude:

- as linhas, que não são os meridianos, não ganharam nomes, mas ganharam números

- esses números são os graus

- a linha que corta a terra ao meio (linha do Equador) é o ponto de partida, imagina se alguém mora lá no Polo Norte, quantos graus essa pessoa tá da Linha? bom, 90° graus

- a Linha do Equador vale 0° graus 

- latitude são esses graus, é essa distância que você tá da linha do Equador

(usei essa aula como fonte de pesquisa. To AMANDO esse canal - Canal: Fora de Sala)

Longitude:

- aqui a gente contar apartir do Meridiano de Greenwich, o meridiano é 0° graus, a metade desse meridiano é 90° graus

- Longitude é a distância que algo está o Meridiano de Greenwich 

Migrações:

- Migração significa o deslocamento de pessoas pelo espaço geográfico.


- Esse processo acontece por diversos fatores que podem ser: sociais, econômicos, culturais, políticos, ambientais, etc.

- Desde sempre os fluxos migratórios ocorrem na história da humanidade por meio do movimento de indivíduos dentro ou fora do país de origem.

- Esses movimentos trazem diversas consequências para o espaço geográfico, modificando assim, sua configuração.

- Em grande parte, a migração brasileira ocorre por motivos econômicos e sociais. Os indivíduos saem de seu local de origem e migram para outras cidades, estados, regiões ou mesmo para fora do Brasil.

- Uma das formas de migração que acontece muito é o êxodo rural, onde pessoas que vivem no campo saem em busca de melhores condições de vida nas cidades.

- os chamados emigrantes são aqueles que saem de sua localidade de origem e se deslocam para outro local. Já os imigrantes são aqueles que entram em um território diferente do seu de origem.

 Já os imigrantes são aqueles que entram em um território diferente do seu de origem

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
ENEMOnde histórias criam vida. Descubra agora