Biologia 7:

13 0 0
                                    

Alelos Múltiplos:

- Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.

- Lembre-se, um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um lócus no cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter.

- Os indivíduos diploides sempre apresentam dois alelos de cada gene.

- Quando um lócus no cromossomo pode ser ocupado por uma série de alelos múltiplos, aumenta-se a variabilidade genética da população

- Os alelos múltiplos são resultado do processo de mutação que ocorre nos genes.

- Um exemplo de polialelia nos humanos refere-se ao gene que determina os grupos sanguíneos do sistema ABO.

-No Sistema ABO existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo, o fenótipo. São eles, os genes IA IB e i.

Morfologia Vegetal Externa:

- A organografia vegetal compreende o estudo da morfologia externa das plantas. No caso da maioria das angiospermas, há uma divisão em duas partes: subterrânea e aérea.

- Os órgãos vegetais presentes na parte subterrânea são as raízes, enquanto a porção aérea é representada por caule, folhas, flores, frutos e sementes.

- Raiz: Tem função de fixação da planta ao solo e absorção de água e nutrientes, algumas plantas possuem raízes aéreas, tais como as epífitas. Algumas raízes desempenham ainda a função de armazenamento de carboidratos, como é o caso da cenoura e do rabanete

- caule: As plantas podem apresentar caules de vários tipos. Dentre os caules aéreos, podemos citar os lenhosos (troncos de árvores), herbáceos (haste de feijão), colmo (cana-de-açúcar) e estipe (palmeiras). Alguns tipos de caules aéreos precisam de outra planta como suporte de fixação, como é o caso do caule das trepadeiras (uva, chuchu), alguns são do tipo rasteiro e crescem paralelamente ao solo (morangueiro, abóbora).

- folha: A folha é uma expansão do caule. Pode ter a superfície lisa, cerosa ou coberta de pelos. São os órgãos responsáveis pela fotossíntese na grande maioria das plantas.

- flor: Órgão responsável pela reprodução das angiospermas. Flores são formadas pelo pedicelo ou pedúnculo (eixo floral) e por um receptáculo, onde estão os verticilos florais (elementos florais).

- fruto: Os frutos são o resultado do desenvolvimento do ovário das flores (especificamente, da parede do ovário) sob a ação de hormônios vegetais. Para que ocorra a fecundação dos óvulos no interior dos ovários, primeiro deve haver a polinização das flores.

- semente: A semente é o óvulo desenvolvido após a fecundação. O processo de polinização origina o embrião e o endosperma, estruturas que, juntamente com a casca, constituem a semente. O endosperma tem função de reserva para garantir a nutrição do embrião.

- Em alguns frutos ocorre o desenvolvimento do ovário sem que exista fecundação. Nesse casos, o fruto formado não possui sementes e é denominado fruto partenocárpico.

 Nesse casos, o fruto formado não possui sementes e é denominado fruto partenocárpico

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
ENEMOnde histórias criam vida. Descubra agora